domingo, 30 de junho de 2013

NO IRÃ SE EXIGE PÓS-GRADUAÇÃO!

Nos últimos dias, finalmente foi eleito um novo Presidente do Irã - muita gente disse: "ufa! até que enfim!".  Dizem que o cara é moderado - prefiro observar e esperar  mais um pouco...
O que me chamou a atenção foram as exigências para os candidatos - entre quesitos sobre honra e ficha limpa, constava a necessidade de ser pós-graduado! Fiquei agradavelmente surpresa - daqui de longe, ouvindo as más notícias que se fala daquele País, eu pensava que se tratava de uma Nação com baixo nível de escolaridade, pessoas com pouco acesso à cultura, etc. Mas essa exigência derrubou meu conceito prévio - ainda mais, fiquei com inveja deles!
Sei que os diplomas, por si só, não garantem que a pessoa tenha caráter íntegro e capacidade de governar uma Nação. Mas os não qualificados, mesmo que sejam bem intencionados, são incapazes de fazer isto.  Lincoln, presidente herói dos americanos, veio de berço pobre e sofreu duramente na sua adolescência - era pobre e sem letras - mas com o tempo, estudou e chegou ao poder com capacidade de discernir e governar. 
Trazendo para a nossa questão atual, talvez nessa lista de exigências que os manifestantes irão redigir, possa constar o item da "obrigatoriedade de qualificação profissional" para exercer função pública - em qualquer nível. 
Certamente, os "mais espertos", poderiam se aproveitar das brechas da Lei e cometer atos de improbidade, também - o poder é corrosivo!   Mas seria bem mais difícil "errar" tanto... 
Além disso, na hipótese de acontecer um novo e criminoso "esquema do Mensalão", nenhum deles poderia alegar que "não sabia de nada...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.