terça-feira, 11 de junho de 2013

POR QUÊ TANTOS CRIMES BÁRBAROS?

Um respeitado Consultor de Segurança, entrevistado num desses programas bobos da TV, disse que ainda não há "conclusões científicas" que expliquem a onda de crimes com tantos requintes de crueldade, como as que estamos enfrentando, nas grandes cidades do Brasil. 
A resposta dele trouxe uma conclusão clara para mim: - as pessoas "não se permitem enxergar" o mar de lama no qual a família brasileira está chafurdada - por isso, fazem como os avestruzes - escondem a cabeça (leia-se cérebro) no buraco. 
Como não se pode explicar? Para mim, existem motivos óbvios:
- há alguns anos, proibiram o trabalho para menores (sob pretexto de eliminar a exploração do trabalho infantil) - os meninos e adolescentes (sem nada para fazer), não têm casas dignas para ficar, nem pais e avós dedicados para conversar com eles - o que sobra para eles é a rua - lá eles aprendem as regras do crime;
- a TV (com suas novelas) ensina a "liberação total" da moral e dos costumes: "pode tudo", em nome da liberdade de escolha, desde que o jovem tenha um momento de prazer; - não se ensina responsabilidade por seus atos - o que se pode esperar de um menino/adolescente, em seu tempo de ócio nas ruas?
- os especialistas em educação, acrescentaram ao Currículo Escolar muitas atividades, tais como: capoeira, ecologia, reciclagem,  atividades ao ar livre, artes, tudo em em detrimento de matérias bem mais difíceis como leitura, matemática, história, geografia e ciências - a geração jovem está emburrecida - não consegue elaborar um raciocínio, uma análise crítica do mundo à sua volta;
- os mesmos especialistas estão destruindo o conceito de família - na telinha, é normal os filhos discutirem de igual para igual com pais, avós e responsáveis; é normal ver um pai ou mesmo a mãe, "pedir desculpas" porque não respeitou o "direito" do filho(a);  a figura paterna está sendo ridicularizada em qualquer cena patética de uma novela - os filhos já sabem que não precisam respeitar os mais velhos - como pretender que respeitem alguém de fora?- por que precisam respeitar o professor, na sala de aula? - e a polícia e as Leis?
- os mesmo técnicos do saber, tiraram Deus do currículo escolar - dizem que "ciência e religião" não se misturam - só aceitam comprovações científicas... - como esperar que esses delinquentes sejam sensíveis à vida de alguém, criada por um Deus que não aprenderam a respeitar e amar?
- os políticos fazem belos discursos sobre o combate ao tráfico de drogas, mas seus filhos compram e usam drogas, com a mesada gorda que recebem - os adolescentes, com menos recursos, estão observando e querem o mesmo para si;
- as personalidades notáveis do País, são incapazes de manter uma família saudável- trocam de parceiro, como quem troca de roupa - que tipo de imagem os adolescentes pobres estão vendo?
- eles não têm nenhum motivo razoável para respeitar e preservar a família dos outros;
- o deus consumo determina a vida e a posição social de todos os "importantes" da Nação - como esperar que os adolescentes pobres não queiram ter o que os ricos têm? - vão roubar, matar, barbarizar - mas querem parecer ricos também.
Contudo, creio que consigo entender a resposta do inteligente Consultor (a quem admiro): ele não pode "assumir" a postura de um homem às antigas, um homem que denuncie o desvalor da família, porque isso significaria ser tachado de antiquado, em descompasso com a forma "moderna" de pensar e viver.  Os donos do pensamento moderno "não estão nem aí" - por viverem de modo inconsequente, sabem que não chegarão à uma velhice íntegra - tanto faz se os outros também se derem mal...
Daqui, continuo a "gritar" - o modelo atual de cuidar dos meninos/adolescentes precisa mudar!
Só não tenho certeza de que, com os "modelos" atuais, a gente consiga grandes mudanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.