terça-feira, 4 de junho de 2013

PROGRAMA DE INDIO

Alguns índios do "west" brasileiro têm se dedicado a um programa não usual nestes últimos dias - estão invadindo fazendas no estado do Mato Grosso do Sul (oeste do País). No caso, uma das principais fazendas invadidas, é produtora de gado de leite e corte, e a propriedade está com a mesma família, há cerca de 90 anos.
Como se a encrenca já não fosse grande, ainda foi aperfeiçoada: - eles "importaram" outros povos indígenas do vizinho Paraguai - para dar mais força ao movimento... 
O Governo Executivo e o Judiciário entraram na guerra também - cada um invadindo a área do outro; e o descontrole está à feição dos invasores - do jeito que o "diabo gosta". 
Uma cópia do documento que determinava a desocupação, foi rasgado por um indígena, de forma contundente, sob os refletores de uma TV local. Um outro índio foi flagrado pelas câmeras, atirando, com arma de fogo, contra os Agentes da Lei - que estavam tentando fazer cumprir a decisão judicial. 
Uma estatística diz que cerca de 12% do território brasileiro faz parte da Reserva Legal dos Povos Indígenas.  Por outro lado, as terras cultivadas, que fornecem alimentos à toda a população brasileira (e parte do mundo), não passam muito de 6% desse mesmo território. 
Quem é responsável pela incongruência? Quem vai ressarcir o prejuízo desta, e de outras  famílias que estão vendo suas terras à beira da completa devastação?  
Sabemos que os índios não são criadores de gado - nem sabem gerir uma fazenda - o negócio deles é diferente. Atualmente, muitos deles não abrem mão da internet (via satélite), e nem das caminhonetes potentes. Fazem negócio com "compradores" internacionais (não oficialmente legalizados), na venda de plantas raras, minérios, animais da fauna e outros que tais. 
E ninguém se importa - a mídia internacional "desconhece" o assunto - os jornalistas brasileiros, ainda tentam falar alguma coisa - mas logo silenciam. O Governo Federal morre de medo de enfrentá-los - jornalista estrangeiro pega pesado: - os povos indígenas (do Brasil) são intocáveis!  
E nós ficaremos com o prejuízo, de novo - sem um Governo que coloque a situação no devido lugar, sem fazer com que a Lei que determina o respeito à propriedade produtiva, seja cumprida.  
Os índios precisam de assistência do Estado, mas também têm o dever de cumprir as determinações judiciais e legais. E devem ter uma vida produtiva também - já saímos dos anos de absoluto isolamento. Agora seus filhos frequentam Universidades, viajam, não abrem mão do celular de última geração. Todos eles têm acesso à saúde - mesmo que não seja tão frequente, dependendo do acesso ao seu lugar de moradia. Mas o Governo dá assistência - com mais recursos e estrutura, do que para os demais brasileiros. 
Se a situação não for tratada de forma rápida e justa, então a expressão "programa de índio" terá outro significado: - será sinônimo de liberdade sem responsabilidade - só "direitos" - nenhum dever!  Muita gente vai se declarar descendente de índio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.