domingo, 16 de junho de 2013

VAIA

Ontem o Brasil estreou na disputa da Copa das Confederações - e ganhou, por 3x0. Foi um bom jogo - como dizem os comentaristas, foi um jogo jogado. Mas a parte de abertura do Torneio foi marcada por um momento ruim: - quando a Presidente apareceu na tribuna de honra, ela foi vaiada.  
Creio que ela já previa hostilidades. Já fazem alguns dias, que as pessoas comuns estão manifestando profundo descontentamento com as ações do Governo, em geral.  
Pelo que me consta, uma das primeiras manifestações, aconteceu em 05/06, na marcha pela defesa da família (e seus valores morais), promovida pelos cristãos em Brasília; na pauta constava também, a luta contra o aborto, contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a defesa da liberdade de expressão. Estavam lá perto de 100 mil pessoas - evangélicos, católicos, até pessoas sem nenhuma religião oficial, que se uniram no mesmo objetivo - e protestaram pacificamente, sem deixar lixo nas ruas e sem confusões com a Polícia.
Depois vieram as manifestações orquestradas por sindicatos, em luta por melhoria de salário de algumas categorias, em algumas capitais e principalmente, em São Paulo.  
A seguir, veio o movimento dos proprietários rurais, que está lutando pelo "direito de manutenção da posse" de suas terras produtivas, (na mesma família, por várias gerações), atualmente, invadidas e depredadas por índios, com aval do Governo Central. 
Por último, em Brasília, gente comum protestou (e continua protestando) contra o gasto de dinheiro público em eventos de futebol. A reforma do Estádio Mané Garrincha, custou o dobro do que havia sido planejado (que já não era pouco dinheiro).
O gasto com a construção e reforma dos outros Estádios, passa pela casa dos bilhões! 
Penso que essas demonstrações de descontentamento são inevitáveis - há muito tempo, o povo está sofrendo a precariedade dos sistemas de saúde, educação, transporte e segurança. 
Os Governantes dizem que não podem fazer todas as obras e os investimentos necessários, porque falta dinheiro. Então, nos acostumamos a viver sem escolas e creches, sem manutenção de rodovias, sem transporte público decente, sem polícia bem paga e bem equipada, para deter a crescente onda de violência.  O povo também já se acostumou com as filas para atendimento nos hospitais, com macas empilhadas nos corredores. Não há verba...
Como explicar, então, essa montanha de dinheiro que apareceu para financiar os Torneios de Futebol? Quem estava escondendo todo esse ouro?  Quem é o dono dessa grana - quem vai pagar pelos gastos? Quem "escolheu" pagar tão caro por um "momento" esportivo, e "deixou de investir" em escolas, creches, hospitais, estradas, segurança?
Quem está nos representando em Brasília, não está escutando o clamor do povo?  
Se a classe política não consegue nos ouvir, muito provavelmente haverá mais manifestações de desagrado - facilmente organizadas pela rede virtual.  
E talvez, o costumeiro voto sem compromisso, possa finalmente se tornar uma "escolha" do eleitor - votar em candidatos que possam "ouvir" o povo, e atender, objetivamente, os anseios da maioria. Esta maioria que gosta de futebol, mas precisa mesmo, é de serviços básicos e condições dignas para viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.