terça-feira, 25 de junho de 2013

QUEM PAGA PELOS "NÃO REAJUSTES" DE PREÇOS

As pessoas que vão às ruas, protestar e pedir redução no reajuste de tarifas públicas (sejam quais forem), precisam ser informadas sobre a questão dos subsídios: - segundo o Contabilista Paulo Nunes, "os subsídios são auxílios do Governo, na forma de "transferência de recursos", para uma Entidade, em troca do  cumprimento (passado ou futuro) de certas condições relacionadas com as suas atividades operacionais".
Também pode significar o "perdão" de alguns impostos dos Empresários dos Transportes, das Concessionárias de Energia, Água, Rodovias, e outras, para que eles não subam os preços das tarifas - isto foi dito explicitamente pelo Governador Alkmin (SP), quando falava de algumas "desonerações" que seu Governo está implantando: "as Empresas não podem abrir mão desses reajustes" - simples assim.
Esse imposto que eles deixam de recolher aos cofres públicos, é que pagaria a construção de escolas, creches, hospitais, presídios, manutenção de estradas e rodovias, remuneração digna de professores, médicos e policiais. Será que ficou claro?  
Repito a frase dos Economistas: "não existe almoço de graça" - se o dinheiro vai para o bolso dos empresários ... - está saindo de "qual" bolso? - do seu e do meu! 
Por isso, esta reivindicação de transporte gratuito pode ser muito charmosa, romântica, e até justificável, em alguns aspectos; mas não é justa, nem democrática! 
Já existe o vale-transporte para a maioria dos empregados com carteira assinada. Já existe o transporte grátis para idosos, deficientes, policiais em serviço. Nada disso sai de graça - os Empresários não podem ser tão  "generosos" assim, porque precisam do lucro, para se manter;
- como compensação, eles recebem redução de seus próprios impostos. 
Será prudente que a gente tome mais cuidado com o que está pedindo - a resposta pode não ser tão vantajosa para nós, cidadãos que trabalhamos e suportamos uma grande carga de impostos. 
De todo modo, para que haja recursos para conceder todos os benefícios solicitados, vai ser preciso tirar de algum "outro" lugar. Ainda insisto na ideia de reduzir o número de deputados, vereadores e assessores, de forma drástica! Isto se chama reduzir a máquina pública! 
Talvez haja um grande aumento da receita - talvez até sobre dinheiro para dar passagem grátis para todos os cidadãos, irem e virem de onde quiserem - tendo ou não necessidade justa de usar o transporte público...
Mas, falando sério, você, que me honra com seu olhar, compartilhe com seus amigos e conhecidos - é preciso alertar os que não têm acesso à informação - eles podem estar protestando, levados pela massa, sem nenhuma noção do que estão pedindo!
Neste momento de novas propostas, é preciso cautela - há oportunistas (poderosos) querendo tirar vantagem do caos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.