quarta-feira, 17 de abril de 2013

TROIKA NÃO DEVE SER TÃO RUIM ASSIM ...

De tanto ouvir falar da "indesejada" Troika na Europa, resolvi  investigar:
- trata-se de um Grupo dos "mais sabidos (mais espertos?)", que visitam os países endividados do Grupo do Países do EURO, e "aconselham" algumas medidas de "austeridade": 
- leia-se economia, de tudo o que for supérfluo! Naturalmente, a equipe é formada pelos que não têm grandes dívidas - esses estão numa posição de dar conselhos. 
Todos sabemos que, se conselho fosse bom , não seria de graça, não é? 
Pois então: -  os Líderes dos  Países pobres, com o pires na mão, estão numa situação muito difícil:  - se decidirem aceitar os "conselhos" dos "homens sábios" e colocar em prática as medidas de restrição, sua  foto fica "feia" perante seus próprios cidadãos.
Se, por outro lado, optarem por não "obedecer" os conselheiros, estes não liberam os bilhões de euros, necessários à recuperação de seus Países.  Difícil demais - não queria estar na pele deles!
Mas estive imaginando, se não seria útil trazermos uma Troika aqui para o Brasil e América Latina - uma auditoria ampla, geral e irrestrita!  Não seria maravilhoso?  
Viria tudo à tona - tudo seria exposto - e tratado! Claro que muita gente importante despareceria num passe de mágica - ia faltar espaço nas Ilhas Caimã! (ou no Paraguai). 
Mas penso que veríamos o dinheiro retornar aos cofres públicos (nossos). Não haveria falta de "verba" para construir creches, hospitais, presídios (teríamos menos candidatos às prisões...), ferrovias, salários dignos para os agentes públicos, incluindo o pessoal da saúde e educação, etc.etc. Podem dizer que é sonho, fantasia - mas penso que isto é melhor, do que a realidade com poucas perspectivas de mudanças inteligentes,  em nosso País. 
Como sempre acontece, vamos repetir os erros da Europa, daqui a alguns anos - é inevitável, porque nossos Líderes estão repetindo os mesmos erros cometidos lá (com a devida defasagem...). Estudar, tentar aprender com os erros e acertos dos vizinhos, mesmo os de mais longe, nossos políticos não ousam - alguns por não "saber ler", outros por preguiça mesmo! 
Afinal, do jeito que levam a coisa, está dando certo (para eles) - então por quê mudar? 
Por quê fazer algo novo, diferente? Eles acreditam e observam rigorosamente a máxima: -" em time que está ganhando, não se mexe..." 
Para nós, que não estamos vendo ganho algum, é preciso encontrar uma alternativa - de minha parte, tenho buscado saídas, caminhos novos para nosso País.  Mas, como a maioria esmagadora dos brasileiros, não tenho voz!. Só sei que não quero passar pela situação pela qual estão passando os cidadãos da Europa. Pires na mão, só se for para segurar a xícara de um bom cafezinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.