quarta-feira, 3 de abril de 2013

NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA

Por incrível que pareça, já estamos em época de campanha eleitoral - para o ano que vem - de verdade! A turma está passando bastante maquiagem (óleo de peroba para a cara de pau) e já está vestindo a fantasia de "benfeitor dos pobres e oprimidos". E vão conseguir seu objetivo - vão ser reeleitos" por maioria"! Somos bobões. 
O que não podemos esquecer é que, quando eles prometem "bolsas, subsídios, isenções e quaisquer outros benefícios" para uma determinada classe de pessoas, outras pessoas estão pagando a conta!
Nenhum político tem árvore que produz dinheiro - se "investir" em uma causa, inevitavelmente precisará "tirar" a grana de outra conta.  
Funciona "quase" do mesmo modo, como em nossos orçamentos domésticos - quando precisamos adquirir um bem, serviço ou propriedade, temos de deixar de comprar outras coisas de importância menor. A diferença entre o nosso orçamento e o do Governo, é a assinatura: - no nosso caso, se não pagarmos nossas dívidas, a Justiça manda bloquear, leiloar e pode até nos prender.
No caso do Governo, a assinatura deles tem validade de 4 anos, no máximo - no final de cada mandato, eles transferem os lucros e os prejuízos (dívidas) para o Governante que os sucederá - simples assim.
Por isso, é que podem contrair dívidas com Fundos Internacionais,  distribuir "bondades" à população mais pobre e menos informada - é fácil, porque sabem que não precisam assumir nada - é só deixar o tempo passar.  Nem a Lei de Responsabilidade Fiscal significa punição - na real.
Eles conseguem pagar bons advogados e se livram facilmente.  São tão inteligentes nessas horas, e tão incapazes (bobinhos mesmo), quando se trata de administrar a "coisa pública" com seriedade e honestidade...
Mas, já que eles estão mesmo se preparando para as eleições - (como se sabe, nossas Casas de Leis quase não têm tempo para "fazer" Leis) - que tal se nós também nos mobilizarmos para contra-atacar?  Podemos usar esse maravilhoso veículo virtual, que nos une, a qualquer tempo e lugar. Podemos aumentar nossa rede de contatos, amigos, seja sob que meio for. O que importa é começar a conhecer a ficha desses candidatos, suas ações boas ou más no passado, sua capacidade de trabalho,etc. E usar a Rede para informar tantos quantos a gente conhecer - claro que precisamos ter cuidado com as divulgações - devem ser precisas!
Mas, creio que poderemos ter uma bela surpresa nas eleições do ano que vem - uma renovação da classe política - substituir essa turma de parasitas, por profissionais de administração pública! Acredito que a geração futura vai agradecer. 
E quanto à expressão "não existe almoço de graça" - era coisa de economista, até nos apropriarmos dela - significa que "alguém" sempre paga a conta!  - (no caso, somos nós!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.