quarta-feira, 24 de abril de 2013

SE SOUBER LER , A LEI DIZ QUE NÃO É BANDIDO ...

Aqui em Santa Catarina, soubemos do ultimo "projeto" de Lei que os Deputados (com tantos projetos de Lei para estudar e propor...), estão apresentado para votação : os encarcerados em prisões, se comprovarem que estão estudando (lendo livros mesmo!), terão suas penas reduzidas. Pensamos que era uma iniciativa "única" de nossos deputados, mas já se sabe que mais 10 Estados brasileiros, adotaram a Proposta. À primeira vista (do modo míope), parece uma proposta que pretende encorajar os criminosos presos a começar o hábito da leitura, da busca do conhecimento - muito bonito na foto!  
Mas é preciso pensar em uma perspectiva mais à frente - quais efeitos essa Lei vai provocar?  
Num primeiro momento, é possível que alguns presos se dediquem à leitura, apenas para receber o benefício da redução de pena - muito óbvio e natural.  Depois que tomarem gosto pela leitura (pode se tornar um vício apaixonante!), é até provável que alguns saiam da prisão com uma nova motivação para uma vida diferente e relevante. Também, não se pode esquecer que muitos dos presos, irão se aproveitar dessa abertura, escolhendo cuidadosamente o tipo de leitura que vai dar mais ganhos (relação custo x benefício), simplesmente para sair logo e prosseguir com sua carreira criminosa. 
Mas há um pensamento que não me sai da cabeça - pode ser maldoso - fica sob sua análise: - não sugere que pessoas "letradas" não cometem crimes????  
Já faz algum tempo que a imprensa e alguns políticos demagogos, dizem que "sem educação, não há futuro para o Brasil!" Não deixa de ser uma verdade - de fato, a ignorância amputa a cidadania plena. Não pode existir crescimento e desenvolvimento da Nação, de forma sustentável, enquanto a população continuar nesta pobreza do conhecimento - é preciso educar, de verdade!  
Contudo, como ignorar os crimes do "colarinho branco", dos larápios do bem público, dos corruptos e corruptores?  É claro que eles sabem ler - e muito bem - até nas entrelinhas... 
Desenvolveram, ao longo dos anos, uma capacidade extraordinária de "saber ler" a fim de descobrir as brechas nas Leis, nos Contratos, nas Propostas de Licitação - são "doutores em Leitura!"  
Não confio em nossos Legisladores (com algumas excessões).  
Algum objetivo escuso pode estar por trás desse Projeto tão "humanitário"... 
Mas, se vai ser dado acesso, benefícios e incentivos aos criminosos presos, para uma vida mais "intelectual",  por que não se faz isso - agora - com os cidadãos honestos e livres? Hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.