sexta-feira, 26 de abril de 2013

SER UMA NAÇÃO PODEROSA TEM SEU PREÇO ...

Estamos vendo (de novo) as cenas de horror no País dos ricos - parece que os imigrantes mal intencionados do mundo todo, estão indo (ou já foram)  para os EUA.   No caso da Maratona de Boston, os terroristas eram meninos quando foram morar lá, vindos de um País em convulsão social. Mas levavam no coração, por motivos que desconhecemos,  o ódio pelo País que domina o mundo, há várias décadas. 
O que intriga é que os próprios americanos, na defesa da "liberdade acima de tudo", criaram esse descompasso, essa incongruência : - "estão abrigando cobras".  Os países em guerras sócio-políticas, do outro lado do mundo, produzem gerações de vítimas de guerra, ávidos por abrigo em Países civilizados e pacíficos - os EUA são a melhor opção para a maioria.
E não tem jeito - sendo a maior defensora da democracia no mundo, a Nação americana abre as portas e recebe quase todo mundo; o filtro da Polícia não consegue reter todos os terroristas em potencial.  Parece que há um consenso, uma lei tácita, para se conseguir o "green-card":
- ser refugiado político, em fuga de uma situação que coloque sua vida em risco,  ou ... ter money! 
Talvez eu esteja sendo míope, aqui do meu canto terceiro-mundista, mas para os cidadãos de Países da América do Sul, o filtro do Serviço de Imigração funciona com perfeição...
Já para os filhos do petróleo, os portões estão sempre abertos.
Posso entender - e concordo - que não há vantagem, para qualquer País, em abrigar pessoas que irão depender totalmente dos serviços públicos.  Aqui no Brasil também não precisamos de mais gente que não possa prover seu próprio sustento, de modo digno, mesmo que isso pareça cruel. 
Mas a Lei de Imigração, do modo como está sendo proposta, parece estar seriamente ameaçada, neste momento. Abrir uma portinha pequena, que depois poderá se transformar numa gigantesca "porteira", pode trazer consequências imprevisíveis para a nação americana.
Não sei como os políticos americanos irão conciliar dois aspectos tão opostos e excludentes:
- conceder o direito à liberdade ampla, geral e irrestrita para todos, e negar essa mesma liberdade aos potenciais terroristas.
Desejo que recebam sabedoria e discernimento de Deus, para escolher o melhor caminho - e logo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.