domingo, 21 de abril de 2013

ABRIR AS CONTAS DOS MINISTROS - NÃO BASTA!

Um político da França, honesto (ou esperto?), propôs que todos os Ministros de Estado declarem seus bens publicamente. Muitos consideraram que foi um grande avanço. 
Um gesto de desprendimento e grande transparência... - muito legal!  
Pois eu acho "pouco" - para mim, essa "transparência", não passa de simples obrigação - é dever de todos os cidadãos públicos abrir suas contas pessoais. Mas acho que faltou um item nessa tal Lei francesa : é preciso saber " a origem" desse patrimônio que "todos" os políticos acumularam ao longo dos anos!  Para muito deles, é sua Empresa familiar -  dinastia mesmo! 
Nunca fizeram outra coisa, a não ser "mamar" nas tetas do Governo!  E todos são muito ricos. 
Seu patrimônio é composto de fazendas, empresas, mansões, casas em Miami, em Paris, viagens ao exterior (com as malas cheias)... 
Será que tudo isso é "herança"? De pais e avós também políticos? 
É verdade que não podemos pretender um País só de milionários - quem faria o serviço chato? 
Seria inviável - muita sujeira para limpar e ninguém disponível para um trabalho tão "indigno"...  
Mas também dá para explicar a revolta e desprezo que todos os cidadãos comuns sentem pela classe dominante - é ostentação demais, é uma distância gigantesca a nos separar!  
É sabido que nos Países de primeiríssimo mundo, a riqueza já está quase bem dividida - perto da equalização.  Não há muitos excessivamente ricos, nem tantos desgraçadamente muito pobres. 
Será que nós, daqui do Mundo em desenvolvimento, podemos sonhar com isto?
Creio que sim, se começarmos a votar em pessoas sérias, honestas - com intenções legítimas.
São eles que farão as Leis - que darão novo rumo à nossa forma de Governo.
Porque, definitivamente, do modo como andam os nossos "eleitos", não há um futuro seguro para a geração que vem a seguir. 
No Sistema de Governo atual, nós não escolhemos os Ministros e Secretários - aqueles que assinam os cheques e as ordens de serviço - por isso, dá no que dá - eles não se preocupam em nos dar satisfação de nada!  No máximo, quem os nomeou, mostra a cara para dar uma desculpa (às vezes, esfarrapada...).  Mas eleição é o que não falta em nosso País - tem uma geral, a cada 2 anos! 
Acho que se começarmos agora, dá para encarar uma mudança ampla, geral e irrestrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.