segunda-feira, 8 de abril de 2013

POLÍTICOS COM MELHOR PREPARO - PODE SER ?


Em nosso sistema de Governo (democracia presidencialista) somos levados às urnas a cada 2 anos, sejam os candidatos dignos do nosso voto, ou não.O voto é obrigatório.  Assim, a gente segue o roteiro, ignora a maior parte dos discursos e promessas, comparece no dia da eleição, e depois cada uma vai cuidar da própria vida -"os eleitos também"!  É um ritual tão bizarro, que seria cômico, se não fosse trágico para nós e nosso País. Nada muda - continuamos sem educação de qualidade, sem segurança pública, sem saúde ampla e irrestrita, sem viabilização dos acessos às cidades, sem prioridade aos temas de interesse da maioria. Os políticos eleitos continuam sua boa vida - sem compromissos - cuidando de seus próprios interesses (seus "acordos políticos"). O máximo que eles fazem, além das promessas, é criar programas de "caridade" com nosso dinheiro.  Investir com inteligência e estratégia na formação de "cidadãos bem informados", não está na agenda deles - não interessa para a próxima eleição... 
Nem mesmo o Ministério Público os incomoda, de verdade.Para tornar o sistema ainda mais iníquo, estão votando uma PEC para deixar o Ministério Público (nossos defensores!) totalmente proibidos de investigá-los! 
Só "aceitarão investigação" da Polícia - já viu no que vai dar, não é? 
Assim, a maioria dos que "elegemos", continua sendo paga para "fingir que  trabalha" para o bem do povo! Nosso "modelo" de gestão pública é perverso!
Ao longo da História, as injustiças sociais são impostas aos poucos, em gotas, doses homeopáticas - os cidadãos vão se acostumando e se "adaptando" à elas.  Recentemente, a Primavera Árabe serviu para mostrar a profunda decepção das pessoas com seus governantes - mas foi violenta - e isso não foi nada bom. 
Aqui no Brasil, certamente podemos fazer um protesto pacífico e organizado. Ainda gosto da ideia do "não voto": - pense comigo -  se "nenhum candidato" recebesse  "voto algum" - urna zerada mesmo, o que os políticos poderiam fazer? Certamente iriam repensar todo o processo - talvez caísse  a ficha... 
Mas estou consciente de que minha proposta é impraticável...  
Uma saída mais factível poderia ser a "profissionalização" para "todos" os cargos dos poderes executivo e legislativo - sei que não é simples, nem exequível, a curto prazo, mas funciona muito bem nos países desenvolvidos - pode ser implantado aqui também, mesmo que demore um pouco. Só depende de uma outra PEC - proposta por um "deles" ou pela população (com milhares de assinaturas!).
Não desisto de sonhar com um País decente para a geração futura. 
Talvez esta seja a hora de pressionar seu político "preferido", através das redes virtuais - quem sabe um deles sai da sua zona de conforto e propõe um Projeto de Lei nesse sentido - vai que ainda exista um político sério e bem intencionado que você conheça? Pode funcionar!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.