segunda-feira, 29 de abril de 2013

QUANDO OS MACHÕES FICAM MEIGOS ...

O crime da "moça" que viveu com o ex-goleiro Bruno parece que foi, finalmente, elucidado: - todos os participantes receberam condenação - ainda que pequena, aos nossos olhos. 
Pelo que ficou decidido, o ex-goleiro vai cumprir pena de 22 anos na prisão - claro que, em nosso País, se ele for "bonzinho", fica atrás das grades apenas 3 anos (descontado o tempo em que já está preso...). Saiu barato para ele - se livrou da mulher que ele havia usado, e já não servia mais, vai pagar a pensão para o filho (dinheiro que gastaria de qualquer forma), e sai livre, sarado e leve - talvez até consiga um contrato com um time de futebol... 
Uma filmagem feita no julgamento, durante a fala do assassino, foi exibida ontem à noite, na TV:  - o goleiro respondia às perguntas da Juíza, dando detalhes do crime, quando começou a chorar - parecia um gatinho, tão coitadinho, tão triste e arrependido... 
A cena foi ridícula, mas não inédita - "todos" os machões ficam "meigos", quando são confrontados por alguém mais poderoso do que eles.  Eles só falam grosso, espancam, mandam matar, quando o "indesejado" é mais fraco: pode ser a amante  descartável, pode ser um traficante rival (e menor), pode ser um policial que esteja sozinho e com pouco armamento, pode ser uma criança, tomada de refém, etc.etc. Nessas situações eles se agigantam, tornam-se "reis" - assustam até os próprios comparsas, tamanha a falta de sensibilidade e "macheza"!  São caras assim que deixam as favelas em pânico, quando resolvem invadir as casas dos moradores, à procura de delatores; que colocam sentinelas nas entradas dos morros, para dar o alarme, se a polícia estiver chegando.  São eles que matam "por amor" - ou desamor... São eles que invadem as casas de velhinhos, com pouco dinheiro guardado, absolutamente incapazes de qualquer auto-defesa.  
Mas quando a polícia os pega, eles passam por uma metamorfose: - até o tom de voz muda: 
- " não sinhô, não fiz nada, sinhô"... Alguns começam a andar com a Bíblia na mão (pobre Bíblia...), à guisa de demonstrar alguma mudança de comportamento.  
Ainda bem que esses estratagemas já não enganam a mais ninguém - todos sabemos que, por dentro, eles continuam a ser os mesmos psicopatas insensíveis e insensatos; assim que soltos, voltam à vida anterior: - nunca trabalharam de verdade, nunca leram um livro, nunca tiveram uma família que ensinasse limites, nunca entraram numa Igreja para buscar um relacionamento real e transformador com Deus. Como poderia ser diferente?  Eles nem podem "imaginar" que há uma vida de verdade, fora desse mundo podre em que sempre viveram, desde a infância: - "aprenderam a viver" com  a TV, com os  jogos eletrônicos violentos, com as brigas "familiares" de pais irresponsáveis e infiéis à qualquer princípio ou acordo.  Seu compromisso de verdade, sempre foi o jogo de futebol, o carnaval, as noitadas de sexo sem compromisso,  as baladas ou bailes funk e a cervejinha no bar.  Os políticos demagogos de nosso País, sempre "choramingam" pela recuperação dos apenados - arrumam algum trabalhinho leve para eles na prisão, (agora, até "leitura" significa" recuperação e reduz a pena...), e vão empurrando a situação para o próximo Governo, quem sabe até que aconteça uma nova rebelião - aí eles aparecem e voltam a dar "entrevistas". 
Vamos ver outros machões na mesma situação ?  Certamente!  Esta história desmente a tese de que o crime não compensa - ao menos nesta vida terrena, as consequências são muito débeis, até incentivam comportamentos semelhantes - acho que o ex-goleiro está fazendo escola.  
Moças em busca de aventura e fortuna fáceis (se tivessem juízo e cérebro...), deveriam tomar cuidado.  Os machões estão à sua procura - topam qualquer parada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.