terça-feira, 11 de dezembro de 2012

QUEM TEM MEDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO??

A turma lá de Brasília está muito apressada para aprovar uma lei que parece ser muito urgente - para eles!  É uma PEC - Proposta de Emenda à Constituição - que impede o Ministério Público de investigar os atos de qualquer deputado ou senador eleito em voto popular. Dizem que "aceitam" a investigação da Polícia Federal e outras Polícias - mas do Ministério Público - não!
Por quê será, hein?  Qual  é a razão do pânico? Prevenir do quê?
O Ministério "Público", como o próprio nome diz, é formado por promotores de justiça e advogados que trabalham a favor dos cidadãos - nós pagamos o salário deles (muito justo!) e eles estão em vários níveis da Administração do País para advogar e defender as injustiças que sofremos como cidadãos!  Impossível abrir mão do seu trabalho!  Melhor seria se não precisássemos de tantas cabeças para vigiar os administradores da "coisa pública"! Mas não dá - há ladrões demais à solta!
E com canetas, gabinetes e ternos bem chiques!  Todos estamos observando  a devassa que o Supremo Tribunal Federal está causando nos meios políticos e empresariais - a turma de Brasília está tremendo!  Acontece que o genial Ministro Joaquim Barbosa já fez parte do Ministério Público! Será que ele está fazendo escola?  
Talvez aí esteja a razão do medo - poderá surgir outro que pense como ele, e que tenha, lá na frente, igual poder?  Então, seria o caso de produzir uma PEC preventiva?
Será esta uma estratégia para garantir fiscalização menos rigorosa numa situação semelhante futura?  A quem interessa?
Pelo pouco que conseguimos ter acesso, o trâmite das propostas dentro das Casas do Congresso Nacional é muito lento - falta tempo, falta quorum, falta apoio, não é prioridade,etc.etc. 
Os parlamentares também não podem abrir mão das férias (2 meses e pouco), dos feriadões, das 2ªs e 6ªs feiras (dia de viajar para o reduto eleitoral), do recesso de campanha, das importantíssimas viagens "a trabalho" internacionais, etc. Tudo isto gasta tempo! A gente quase nunca vê ninguém com pressa nos corredores daqueles palacetes.  Todos têm um momentinho para dar uma entrevista, se o repórter for do tipo não invasivo!  Durante as sessões, as câmeras indiscretas focam  alguns deputados e senadores dormindo - até roncando! Tão cansados... 
A agenda é muito extensa mesmo.
Como mulher pragmática que sou, gostaria mesmo de ver uma "secretária-executiva" com poderes de propor a agenda - a pauta de discussões na Câmara Federal e no Senado.  Sendo honesta e objetiva, ela estabeleceria uma escala de prioridades e os projetos de lei que nos interessam seriam votados antes de toda essa baboseira!  Há tantas outras leis que precisamos - tantas leis que já existem e não são regulamentadas e nem cumpridas!  Há tanto desperdício - tanto elefante branco , tanta fumaça para esconder tramóias!  Quem se propôs candidato a defender as causas do povo brasileiro  NÃO PRECISA TER MEDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.