segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"ATIRADOR" NOS EUA - INTELIGENTE???

Depois da tragédia, muitas reportagens nos mostraram o sofrimento, o desespero, as perdas irreparáveis daquela comunidade rica em Newtown, Connecticut.  Até hoje, vários dias depois do evento tão chocante, ainda há repórteres lá - fazendo entrevistas constrangedoras, exibindo
"o local exato das mortes" - eles estão no papel deles - são pagos para fazer isso - mas não gostamos de tais cenas, mostradas várias vezes ao dia! (nada de errado com isso - assiste quem quer). 
Entre esses comentários, vários deles falam que o atirador era calado, na dele, tímido e  muito inteligente! Que coisa doida é essa?  Que tipo de inteligência é essa?  
O quê significa exatamente "ser inteligente" neste caso?  Só tirar boas notas, ser pontual, cortês, tímido, não encrenqueiro, trabalhador, religioso, - isso não atesta inteligência de ninguém - nada além da obrigação de se viver em comunidade, com urbanidade - mero respeito às regras de convivência!  
A expressão inteligência deriva do próprio Deus - abrange todas as áreas da vida!  
Ela também tem a ver com generosidade. altruísmo, dar de si, abrir mão de seus direitos em favor de pessoas comuns (próximas ou não), promover o bem estar de tantas pessoas infelizes no mundo, e enfim, fazer feliz e próspera sua própria vida e a dos seus circundantes!  
Ser inteligente tem a ver com temor a Deus - suas leis e preceitos - respeitá-las e obedecer!  
Aquele indivíduo infeliz, daquela, agora, infeliz cidade de Newtown, nunca teve inteligência de verdade - no máximo, foi um bom resolvedor de questões na área das ciências exatas!  Nem os próprios pais sentirão falta dele -ele os assassinou, antes de ir praticar a chacina na escola! 
Creio que já é hora de se fazer  uma revisão de nossos conceitos a respeito de sabedoria e inteligência. Há uma teoria chamada de inteligência emocional - talvez não seja tão abrangente quanto necessitamos nos tempos atuais.
Ser inteligente requer muito mais - mais do que ser bonzinho, mais do que ser voluntário para alguma causa, mais do que cumprir todas as suas obrigações - na escola, na comunidade, na vida profissional! 
Para mim, significa seguir o manual do fabricante que o próprio Deus nos entregou, quando criou o ser humano - sua Palavra, a Bíblia! (não há como negar sua veracidade, pois é o único texto que resiste à milhares de contestações, e é objeto de estudo, de tantas mentes brilhantes e céticas, por tantos séculos!)  Lá você encontrará a receita completa de como ser inteligentes, de verdade -
- há mandamentos, leis atuais, exemplos a seguir.
Vai lá -confere - você pode se surpreender - pode se tornar inteligente de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.