quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CATRACA NA ILHA DE FLORIPA !

Florianópolis tem aparecido na mídia global como um lugar do 1º mundo, com gente civilizada, gente rica, balneários encantadores, paisagens belíssimas  - a lista é muito grande!
Dá para assinar embaixo desta afirmação - é tudo verdade!  Aqui é muito bom para se viver!
Acontece que, depois que Floripa entrou no mapa do mundo, principalmente por causa do fenômeno "Guga Kurten" - nosso "manezinho herói" - muita gente gostou da idéia de vir morar aqui também - vieram de várias partes do Brasil  e dos países vizinhos. (eu e minha família chegamos antes da era GUGA!)   Nessa grande "emoção" de ser considerada uma das melhores cidades para se morar bem, parece que poucos perceberam o fato de que Floripa é uma "ilha" - não tem área de expansão:
- são montanhas, mangues, praias e "alguma" área plana para se construir moradias.
Os ricos resolveram o problema comprando apartamentos em condomínios verticais ou horizontais de alto ou médio padrão.  Os não tão ricos compraram imóveis semelhantes, de valor mais baixo; os pobres se estabeleceram nos morros - lá se pode construir um barraco sem pagar pelo terreno, nem IPTU,etc.   Até aí, tudo normal - quem não gosta do que é bom?  O que está dando um nó são os carros dessa gente toda - não cabe mais carro nesta ilha!   (com a redução do IPI, então...)
Alguém "profetizou" que, em poucos anos, nossas ruas vão ficar lotadas de carros parados - "estacionados" - só que o motorista vai estar ao volante, motor ligado, com o emocional em pane!
Para mim, esse tempo já chegou:
-já não dá mais para sair de carro em várias períodos do dia, em ocasiões de eventos,etc.
Não há lugar para estacionar, mas também não há via de acesso livre - os automóveis não andam!
Não dá para chegar aos lugares belos e aprazíveis - 2,3 horas dentro do carro parado, tira a beleza dos olhos de qualquer ser humano no mundo!
Observando a mesma situação em algumas cidades-ilha bem bacanas ao redor do mundo, descobri que muitas delas adotaram, há muito tempo, a estratégia de cobrar pedágio de quem pretende entrar de carro. E o valor,em geral, não é barato!  Quem quer ter acesso à toda essa maravilhosa beleza e conforto, paga pelo uso - até pela estrutura de trânsito, saúde, segurança,etc.
Talvez fosse o caso de se pensar nisso - talvez solucionasse o problema da superpopulação de carros em nossa Floripa. 
A idéia pode parecer coisa de doido, à primeira vista; mas, depois de ler, consulte seu travesseiro - é bem possível que você concorde comigo!  É possível que turistas também concordem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.