segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

NIEMEYER FOI EMBORA ...

A notícia da morte do arquiteto mais famoso do Brasil  não foi uma surpresa - foi uma notícia desagradável. Afinal, ele era um gênio da arte na beleza das formas, fez escola e deixou sua obra impecável para o mundo todo apreciar! Não há uma voz dissonante no coro dos que lamentam - estou entre elas. Mas tenho uma questão persistente em meu pensamento e não posso olvidá-la: para quê mesmo servem suas obras monumentais em Brasília? 
Os Palácios, as Cortes, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, os Monumentos
 - estão abrigando que tipo de organismos e pessoas? Para qual propósito estão sendo usados?
O que se discute, se combina, se resolve, se executa lá dentro desses ambientes belíssimos?
Servem  estritamente à função para a qual foram projetados?
Evidentemente, já está claro que estou fazendo o papel de advogado do diabo -  é irresistível! Também é evidente que o ilustre arquiteto falecido nunca teve a menor responsabilidade a esse respeito.  Seu trabalho era projetar o belo e ele o fez com extrema  competência.
Contudo, agora que o tempo passou, a tinta fresca já secou, muito foi alterado do projeto original - na forma física, pelo que sei, há várias modificações ditadas pela necessidade de acomodar mais e mais funcionários (assessores) que, a cada eleição, se tornam parte permanente do cenário de Brasília.  Falta espaço para tanta gente - aumenta exponencialmente a cada 4 anos!
Também já pagamos por reformas de estrutura até no Palácio do Planalto - dizem que não é nada confortável, nem tão funcional -  mas é belíssimo!  Vale cada dólar!
Nada contra o mestre - nem mesmo ele podia ser perfeito - só Deus!
Daqui para a frente, surgirão outros mestres - há outras mentes brilhantes vindo por aí. Novas obras devem ser projetadas e executadas por essas mentes brilhantes. Será preciso cumprir os compromissos firmados pelo presidente Lula de sediar a Copa e as Olimpíadas.  O momento, contudo, é de cuidado com a economia do País - precisamos saber gastar nosso dinheiro - a Europa está passando por um período de grande dificuldades porque, quando estava em abundância, se entregou à gastança! Não é hora de abrir o cofre para obras gigantescas, ainda que belíssimas. Confio na Presidente Dilma - seu olhar é objetivo e reconhece as prioridades!
O que me preocupa, de verdade, são os outros. Aqueles outros políticos, que também podem usar a caneta, com alçada até bem razoável e que, para fazer bonito com o dinheiro do outros (nosso), poderão passar dos limites e gastar demais, pagando pela construção de "elefantes brancos"!
Oscar Niemeyer não aprovaria!  Estou me referindo, sim, às obras dos estádios de futebol e outras que tais: as mulheres cidadãs brasileiras sabem que temos outras prioridades - escolas, creches, hospitais, rodovias, viadutos, ciclovias, hidrelétricas, aeroportos, metrôs, áreas de lazer,etc.etc. Mas somos voto vencido, embora não minoritário! A propósito - gosto de futebol - sou corintiana!
Os políticos dizem que eventos como Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos  revertem em muitos ganhos para o País-sede. Pode até ser. Mas o dinheiro vai para o bolso de quem?  Para o bolso dos cidadãos pobres da África do Sul não foi nenhum centavo de dólar. Vi alguns depoimentos bem significativos sobre a pobreza e decepção de muitas mães de família, após a Copa.
Os pobres continuaram pobres, não puderam nem ver os jogos, seu País nem chegou às semi-finais e continuaram com a mesma falta de estrutura de antes. Para eles não valeu a pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.