sábado, 29 de dezembro de 2012

JUROS BAIXOS - NÃO CAIA NESSA !

Os economistas que são entrevistados sobre o momento em que vivemos, sempre ressaltam o fato de que os juros estão baixando - os bancos (começando pelos oficiais) reduziram as taxas em geral, até as empresas dos cartões de crédito melhoraram alguma coisa, o Governo faz uma enorme propaganda a respeito - fica bonito na foto! 
De tanto se falar, de tanto se ouvir, a gente passa a acreditar que é verdade - alguns poucos décimos a menos já nos deixam "felizes da vida"! Mas quando a gente presta atenção, de verdade, nas propagandas exibidas pelas revendedoras de carros, geladeiras, TV's(quanto maior a tela, melhor!),etc., um questionamento aparece em nossa mente: - se agora dá para vender pela metade do preço, por quê custava o dobro há 2 semanas?  Onde está o segredo desta mágica? 
Será que, de um momento para outro, tais comerciantes tomaram um chá de generosidade e resolveram abrir mão de seus lucros?  Podemos crer que eles aceitaram ganhar um pouco menos,correndo o risco de não conseguir dar a mesada tão generosa para seus filhos e afilhados?  Não dá para acreditar nisso - tenha paciência! 
Eles dizem que tudo pode ser parcelado em infinitas vezes, sem juros! 
É uma pena que ainda haja tanta gente que acredita nisso - e compra! 
No caso dos carros, financiados em muitos anos, já se sabe que o comprador, na real,  acaba pagando o preço de quase 2 carros!  
É que o visual e o delicioso perfume de carro novo, o valor da parcela, nos deixam cegos para os outros detalhes da compra: - a única coisa que nos interessa saber é o valor da prestação - se cabe no bolso!   Sobre o valor total da dívida, melhor penar depois! 
De fato, os financiadores dessa bondade - bancos, financeiras das próprias lojas, etc.,- todos eles ganham montanhas de dinheiro com essa estória de juro zero! É só prestar atenção nas noticias que falam sobre o lucro dos bancos, ao final de cada período fiscal - são lucros bilionários!$!  
Sabemos que é impossível controlar esse apetite voraz dos banqueiros - eles são os donos da grana e mandam! 
Mas, talvez, quem sabe, a gente consiga  boicotar só um pouquinho - comprando menos, fazendo menos prestações, escolhendo com mais cuidado os bens que realmente queremos, precisamos e podemos pagar! 
Se a procura por financiamentos diminuir, os bancos e as lojas de produtos eletro-eletrônicos serão obrigados a reduzir os preços (isto é, os juros) - é a lei da "oferta x procura" - todos sairemos ganhando. 
Até o Brasil, vai ficar mais perto da porta do 1º mundo, de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.