terça-feira, 1 de janeiro de 2013

NOSSOS PRESOS SÃO NOSSOS - MANDEM DE VOLTA !!

Ouvi dia desses uma notícia sobre a deportação de presos (traficantes) brasileiros, de cadeias de Portugal para o Brasil.  Dizem que temos um Acordo Internacional que facilita esse procedimento.
O Brasil solicitou sua deportação e Portugal, prontamente, mandou todos para cá!
Que Acordo "legal" - em todos os sentidos!  Que benefício recebe um País ao manter em suas prisões um criminoso de outra nação, tendo sido solicitada sua deportação?
Sabemos, pelos números divulgados, que custa muito caro manter um preso na cadeia - saúde (em qualquer especialidade), educação, alimentação balanceada, lazer, esportes, segurança, salário família, etc.- sem contar a grana que se gasta para recapturar um fujão!
Esse acordo diplomático que o Brasil e vários países mantém entre si, é benéfico em vários aspectos:
- não permite a criminosos fugir para fora de seu próprio País e, assim, escapar do julgamento;
- também é útil porque cada País fica responsável pelos seus cidadãos, sendo eles honestos ou não.
Dá para alguém explicar, então, por que o Brasil bate o pé e não libera criminosos de outros países - mesmo após reiteradas solicitações diplomáticas?  O último caso "notável" foi o de um dito criminoso chamado Battisti - a explicação dada extra-oficialmente é que se trata de um troco à Italia, por causa do banqueiro Caciolla (só foi preso e trazido para uma cadeia brasileira porque não resistiu à uma viagenzinha para Mônaco - foi preso lá!). Como a Itália não quis deportá-lo para ser julgado por seus crimes aqui no Brasil, foi dado o mesmo tratamento no caso Batistti - não parece briguinha de meninos? Até foi explicado que ele era um perseguido político, mas seu País queria mesmo é colocá-lo atrás das grades por ter cometido crimes comuns.
O criminoso mais importante desses todos, era inglês e viveu uma vida bem longa e  muito boa aqui em nosso País, após ter feito o maior assalto a um trem pagador por lá (à época). 
Só voltou para sua terra - Reino Unido - porque estava muito velhinho, com saudades dos pubs.
É que nós somos muito humanitários, sentimos peninha desses perseguidos políticos!
Nossas prisões estão lotadas de criminosos de todas as espécies - até aqueles que não deviam estar presos, estão lá - por morosidade da justiça ou por falta de justiça!
Todos os políticos, nas eleições, prometem resolver o problema da segurança pública do Brasil - reformar!  Não vão conseguir nunca, porque não se trata de uma simples reforma;
- é preciso passar a régua e fazer tudo de novo - há excesso de leis, regulamentações, cargos, chefias, processos burocráticos,etc. - tudo favorecendo o crescimento assustador da bandidagem (seja de bandidos pé-de-chinelo, como daqueles tais de colarinho branco)!  E, de novo, penso que poderíamos contratar uma empresa de consultoria independente e isenta (pode ser japonesa!) para elaborar um novo código civil e penal para o Brasil. Não parece possível que nossos legisladores consigam fazer esse trabalho, com a urgência necessária!  Sei que minha proposta parece devaneio - pode ser.
Mas a verdade é que nossos deputados e senadores precisam melhorar muito a qualidade de seu trabalho - foram eleitos para fazer leis e fiscalizar o poder executivo - que caprichem!
Nessa hora, dá vontade de usar o "bordão" do Datena: - "me ajuda aí,oh!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.