sábado, 12 de janeiro de 2013

O ESTRANGEIRO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Florianópolis é uma cidade privilegiada - o visual é belíssimo e muito variado - há paisagens e belezas para todos os gostos!  Não admira que tanta gente venha só para ver e decida ficar de vez.
Eu e minha família também fizemos assim. E está sendo ótimo!
Contudo, por se tratar de uma ilha tão bela e aprazível, acaba atraindo para cá, algumas pessoas não tão conscientes da preservação desse paraíso. Elas se aproveitam do descuido e despreparo de alguns prefeitos, e constroem residências em locais que precisam ser preservados, exatamente para garantir a manutenção da beleza! 
Nossa Lagoa da Conceição está muito poluída. Há dezenas de casa à beira mar, de gente assim, que solta o feio esgoto de suas belas casas direto na Lagoa!  Não são iletrados nem pobretões - não são ignorantes do estrago ambiental que estão causando - é gente bem informada. Sabem que é necessário fazer o tratamento do esgoto. Mas isto custa caro - assim, ignorando, por opção, as leis de proteção e defesa do meio ambiente, vivem no vácuo causado pela incapacidade de controle por parte da administração pública! Moram num paraíso, com vida curta! 
Dias atrás, um cidadão de outro país, que resolveu se mudar para cá, há mais de 10 anos, deu uma entrevista falando da situação - ele a considera absolutamente inaceitável - concordo com ele.
Mas ele falou em inglês - em todos esses anos morando aqui,  ainda não conseguiu aprender a língua portuguesa minimamente, mesmo com aquele sotaque característico. Dá para acreditar?
Pessoas assim são pseudo cidadãos: exigem as vantagens que nossa cidade oferece, mas se omitem das ações que exigem trabalho e investimento pessoais, para o bem público.
Pode-se dizer que são  meros sugadores, muito pouco dão de si - não pagam o preço da cidadania.
Não apoio a xenofobia - eu mesma não sou nativa daqui. Se pudesse,também seria proprietária de uma segunda residência, em uma cidade do 1º mundo! (sem deixar a minha aqui, é óbvio!).
Mas quando escolhemos um lugar para viver, devemos participar inteiramente de sua defesa, de seu cuidado. Só ficar com a parte bonita e se esquivar do dever de conservar a beleza deste paraíso, não dá!  As moradias construídas, de modo irregular, às margens da Lagoa da Conceição, precisam ser inspecionadas e seus proprietários responsabilizados,  mesmo que sejam manezinhos!
É tempo de corrigir o erro - parar de poluir já! Queremos de volta o direito de nadar na Lagoa!
Alguém tem acesso ao novo prefeito e sua equipe???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.