sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GERUNDISMO

Ainda não está muito claro para mim, a razão pela qual, de um ano para outro (já faz mais de 5 anos), a turma resolveu se expressar numa língua nova, aqui no Brasil: o gerundismo!
É um tal de "vamos estar encaminhando", vamos estar abrindo, pedimos que estejam localizando, esta ligação poderá estar sendo gravada - que a gente se irrita logo - preste atenção quando alguém do tele marketing liga para você - é fatal! 
Mas só se irrita a gente antiga, mais observadora, com mais tempo para os detalhes.  
A turma jovem, que adota os modismos mais facilmente, embarcou legal (os não tão jovens também!) e não consegue mais falar qualquer frase com os verbos na forma direta - só gerúndio. Talvez eles considerem que falando assim, estão sendo mais suaves, menos invasivos, sei lá! 
Mas não acontece nada disso - o papo fica óbvio, repetitivo, mais longo, menos objetivo! 
Houve um governador em Brasília (o coitado se deu mal em outras questões), que fez até uma lei para acabar com o "gerundismo" - veja só a que ponto a coisa pegou por lá!(não sei se a lei pegou!)
A moda do "politicamente correto", importada dos EUA, resultou num medo coletivo de dizer o que se pensa, falar o que precisa ser dito, ser objetivo nos pronunciamentos - percebe-se que as pessoas fogem de palavras e frases contundentes. Será medo de falar o que não deve e depois ser cobrado? Talvez em esferas judiciais? Pode haver exemplos que justifiquem esse medo coletivo.
De todo modo, penso que esses modismos só empobrecem a língua portuguesa-brasileira.
Bons professores estão em falta - muitos cometem sérios erros de português e já adotaram o gerundismo também! Mas tem remédio - leitura! - livros de verdade!
Não dá para esquecer: qualquer vício é ruim - até o de linguagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.