quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ONDE ESTÃO AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS ?

O"grande problema" da maioria das donas de casa está se tornando insolúvel - não se encontra mais uma pessoa para ajudar nas tarefas do lar.  "Empregada doméstica" é artigo de luxo - pouca gente tem!  Refletindo sobre o assunto, pensei em algumas hipóteses para esse sumiço de nossas queridas e indispensáveis auxiliadoras. Talvez alguém concorde comigo - vamos lá:
- o salário fixado (mínimo) por lei é alto (incluídos todos os benefícios); fica muito mais alto, por causa da demanda - tem gente que pode pagar muito mais que o mínimo!
- trabalho caseiro é chato mesmo - se a gente não aguenta cuidar das nossas próprias coisas,quanto mais essas moças que são chamadas a cuidar do trabalho chato na casa de outra mulher!
- em muito casos,  as patroas são muito exigentes, pegam no pé, estabelecem restrições absurdas (até de comida!) - querem que a "empregada" faça com perfeição as tarefas que a gente, no dia a dia, faz + ou - do jeito que dá.   Fazer "tudo", em "todos" os dias, com perfeição - é dose p/ robô! Por falar nos robôs,  já temos alguns em uso - máquina de lavar roupa e louça, de limpar o tapete, de fazer café,etc.etc.
O que pega mesmo, é que quando se trata de relacionamentos, muitas vezes nos esquecemos do ser humano que está ali, do nosso lado, fazendo um trabalho para nós, por dinheiro.  
Neste ponto, é muito fácil subir um degrau (o da superioridade) e assustar nossa ajudante - essa, sim, é colaboradora - ajuda demais - e precisa ser tratada com o mesmo respeito que exigimos. Agindo assim, talvez ainda se encontre alguém que queira ser secretária do lar!
Só lembrando, algumas dessas não são lá essa brastemp - nem quanto à confiabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.