quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EMENDAS PARLAMENTARES

Quem acompanha os noticiários, já ouviu muitas vezes a expressão "emendas parlamentares". Trata-se de pequenos Projetos de Lei, que os deputados apresentam à Presidência da Câmara, nas quais solicitam liberação de verbas para seus Estados de origem, para benefício de seus eleitores particularmente!  Geralmente, são verbas milionárias para todo tipo de Projeto: escolas, hospitais, estradas (que às vezes passam na frente de suas próprias fazendas!), projetos de irrigação, pontes até até onde não tem rio, etc.
Mostrada assim, a foto fica bonita - até merece elogios! Mas é preciso considerar que a tarefa de "executar as obras", segundo nossa Constituição, é da competência do Prefeito, às vezes do Governador e, eventualmente da Presidente!  Eles são os "Executores"!  Então, não "funciona" quando um "legislador" quer determinar a execução de uma obra pública. Não é o trabalho dele - não foi eleito para isso - não sabe fazer isso - não tem nem equipe para isso.
Por quê, então, os deputados brigam tanto por tais emendas?  A expressão "brigar" é adequada - eles brigam no sentido literal (às vezes saem no tapa)!  Quase sempre, barganham com o líder do Governo na Câmara Federal para votar a favor dos Projetos da Presidente:  "se "ela" liberar a verba para a minha emenda, então eu voto a favor". É claro que a gente não flagra esse tipo de diálogo - nunca é aberto - sempre é feito em salas bem fechadas.  Mas funciona desse jeito mesmo!
Então, voltamos ao velho tema do "político profissional" - ele precisa mostrar serviço em seus domicílios eleitorais, senão perde a próxima eleição e aí, adeus vida boa! Como é que ele vai viver então? Não sabe fazer outra coisa na vida! Só sabe ser político!
Por isso precisa construir estradinhas, escolinhas, hospitaizinhos,etc.  Mas o dinheiro para essas obras sai do nosso bolso - é imposto que pagamos - todos nós, cidadãos do Brasil inteiro!
Precisamos de uma releitura da Constituição: "legislador" FAZ LEIS e FISCALIZA o Executivo -
SÓ isso!  O Poder Executivo (prefeito, governador e presidente) elabora projetos e EXECUTA - depois será fiscalizado pelos legisladores e pelos juízes.  Já está na lei - é só cumprir.
Qual é o meu e o seu papel então?  Escolher melhor o cara em quem vamos votar - só eleger quem tem ficha limpa, de verdade!  Alguém que já mostrou serviço!  Que já é trabalhador!
Se é filho de rico, de empresário ou de político, quase certamente NUNCA trabalhou na vida!
Como  podemos esperar que irá "trabalhar" justo lá em Brasília? Hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.