sábado, 27 de julho de 2013

O QUE MUDA COM A VISITA DO PAPA?

O Papa Francisco é muito simpático - parece gente boa. Mas ao observar toda a pompa e circunstância que as "autoridades" do Governo e também da Igreja Católica prepararam para ele, chego a desanimar de qualquer perspectiva de alguma mudança significativa, após a sua visita.
As apresentações de "artistas" da mídia, sem nenhum compromisso com os valores morais e éticos que o Papa defende, deixam claro que a visita do Papa tornou-se um "evento global" - show para garantir a audiência e os pontos do Ibope.
Ele já disse que é contra o aborto, contra o uso de drogas, contra a união entre pessoas do mesmo sexo, contra a violência, contra qualquer tipo de corrupção e a favor da união matrimonial estável. Também é contra o desperdício de dinheiro com banalidades e luxo, ao lado da miséria dos pobres.
Acontece que a maioria dos dignitários e personalidades que foram recepcioná-los, não acredita e nem obedece à nenhuma de suas recomendações.
Já estão no 2º ou 3º casamento,apoiam o tipo de união conjugal que o papa condena,  seus filhos usam drogas regularmente, são corruptos por séculos de gerações, não abrem mão de sua vida de milionários, seus Palácios, suas carruagens, mesmo à custa da pobreza do povo comum. 
Que mensagem essas "personalidades" estão passando para o povo simples e crédulo?
É só figuração, para ficar bonitinhos na foto? Toda a gente importante quer uma foto com o Papa, para colocar na parede e mofar... É certo que ao Papa eles não enganaram - nem a muitos dos que têm olhos para ver. 
A juventude foi convocada e veio de várias partes do mundo - isso é muito bom!  O que penso ser difícil para os jovens, é conciliar as palavras do Papa com a atitude de quem está ao lado dele, nas tribunas de honra - não combina! 
Sendo menos pessimista, torço para que pelos menos 20% dos que foram recepcionar o Papa, observem suas recomendações (ou serão ordens?) e mudem de vida!
Também fico na torcida para que os discípulos mais próximos do Papa aprendam a lição e mudem o rumo da Igreja Católica; é isto mesmo - estou falando dos Cardeais, dos Bispos, dos Arcebispos, dos Poderosos da Igreja. Espero que eles promovam mudanças, que possam assegurar a opção do Papa por um estilo de vida simples - afinal, ele não é o chefe da Igreja???
Com isso, já teríamos um Brasil melhor, daqui para a frente. 
Tomara que o Papa leve uma boa imagem do povo brasileiro - mas creio que ele espera uma imagem melhor ainda de nossos Políticos, das Personalidades e dos Chefes da Igreja no Brasil - será que Ele vai conseguir? 
Se não for assim, o que vai restar serão apenas pequenos grupos, engajados e trabalhando com poucos recursos, autoridades cada vez mais famintas de poder e glória, e a miséria invadindo a vida das populações que não têm acesso à informação e às estruturas do Governo.
Será lamentável - além do desperdício injustificável! Quando souber, o Papa não dará sua benção!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.