quarta-feira, 10 de julho de 2013

MOBILIDADE URBANA

Na escuta de uma especialista em Mobilidade Urbana, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricatto, concluí que não é preciso ser técnico, para ver as verdades óbvias e as soluções: basta ter olhos que "queiram ver".  Ela fala da "enxurrada" de veículos que foi despejada nas ruas de nossas cidades, com o incentivo que o Governo Federal concedeu, através da redução do IPI. As avenidas não foram alargadas, o espaço público continuou o mesmo, mas todo trabalhador comprou seu carro novo! O que se podia esperar? Será que ninguém no Governo sabia das consequências?
Aqui em Florianópolis, nosso comentarista mais entusiasmado (o Luiz Carlos Prates), falou duro sobre isso - e foi criticado até na rede social. Quem lucrou com essa invasão de carros?
A Dra. Ermínia, também menciona o não investimento em transporte de massa - há mais de 40 anos! Não se trata apenas do Governo atual - todos os anteriores, de nossa geração, "nunca" se preocuparam com o sistema de transporte público, de modo inteligente, eficiente e programático - era tão mais fácil incentivar a compra do carro novo - tão mais lucrativo para as bilionárias Montadoras Internacionais...
Basta ver o não interesse no transporte ferroviário, num País de dimensões continentais como o Brasil - por quê não temos trens, como o resto do mundo? É difícil acreditar que nenhum técnico em mobilidade urbana, dentro dos quadros do Governo, não tenha lembrado disso.
Parece mais uma ação consciente e intencional de beneficiar Montadoras de Automóveis e Caminhões, Fabricantes e Revendedores de pneus, Empresas que atuam na construção
(e manutenção) de rodovias, túneis, viadutos, Fabricantes e Revendedoras de Combustíveis, etc.. 
E nós acompanhamos diariamente as notícias de acidentes trágicos, de falta de ônibus, de greve dos metrôs, de congestionamentos habituais, etc.etc.
Sofremos todos - quem usa seu próprio automóvel e quem precisa do transporte público - não há estrutura suficiente para comportar a invasão dos automóveis. 
Há uma frase bem bolada que apareceu na rede: "País desenvolvido é aquele onde os cidadãos não precisam ter automóvel próprio..." - funciona assim no Países do 1º Mundo - quem já foi lá, sabe. 
A Dra Ermínia, distinta urbanista, trabalha na USP - pode ser uma excelente opção para compor os quadros de nosso tão sonhado "novo modelo de Governo" - creio que se for para trabalhar do jeito certo, ela topa! Certamente há muitas outras pessoas com a competência dela - talvez bem perto de você - indique na rede! Se tiver acesso à Elite que "quer mudar", indique! Compartilhe boas idéias! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.