quarta-feira, 7 de agosto de 2013

QUANDO O ALICERCE É RUIM...

Numa dessas manhãs, estava ouvindo dois Senadores que falavam sobre as manifestações de rua, que estão acontecendo aqui no Brasil (desde junho), e as medidas paliativas que o Governo Federal está a propor. Trata-se do Senador Cristóvão Buarque e João Capiberibe. 
O que ambos disseram, em discursos isolados, foi que nenhuma medida cosmética irá mudar a vida do cidadão brasileiro - o problema do Brasil está na RAIZ e medidas paliativas terão vida curta. 
A História registra que, desde 1808, quando o português D. JoãoVI  resolveu fugir de Napoleão, e instalar sua Corte em terras brasileiras, o Poder Político passou por várias mãos; quase todas mercenárias, que se vendiam e vendiam nosso País, a custo baixo: - uma propina, um agrado, uma bajulação barata, qualquer honraria eram suficientes para desviar alguma boa intenção que porventura houvesse em algum Governante. A vida do cidadão comum era degradante naquela época: -  a humilhação e o confisco de impostos e propriedades, faziam parte da rotina. Quem não estava perto do Rei, era povinho - quanto mais na periferia e sem recursos ficasse, melhor para os amigos do Rei.
Esse "modelo" perverso nunca mudou, apesar de alguns Governantes altruístas que tentaram governar para os interesses do povo: - em geral, quase todos os eleitos, querem uma poltrona confortável, uma morada aprazível, uma vida de rei. E não abrem mão de "sua corte" - trazem consigo seus assessores e amigos de confiança... Para consolidar seu poder, usam as ferramentas e métodos que se aperfeiçoam com o passar dos anos. Agora que os jovens estão divulgando sua indignação pela internet, já tem Político cascudo aprendendo a usar o computador. 
Querem alcançar a turma do face e do twiter para vender suas promessas e propostas repaginadas. 
Um Ministro de Estado disse que a "esquerda precisa se modernizar..."  Modernizar para quê?
Certamente a intenção é permanecer dando ordens, nunca largar o osso. 
Infelizmente, as manifestações de rua não são suficientes: - a turma de Brasília se faz de surda e cega - espera que o povo esqueça, e vote nos mesmos candidatos, nas eleições do próximo ano. 
Precisamos mudar as raízes - o modelo de Governo de nosso País não funciona - da forma como está construído, só beneficiará os que estão na parte mais alta da pirâmide (ou ao menos no penúltimo degrau), mesmo que os novos eleitos sejam honrados e confiáveis - a médio e longo prazos, o Poder corrompe. 
Sei que não se pode simplesmente copiar o modelo de qualquer outra Nação, porque o povo brasileiro tem suas  peculiaridades.  Mas é possível copiar o que está dando certo nos outros Países e implantar um novo modelo de Governo, com alicerce de boa qualidade (moral, ética e honra), capaz de dar suporte ao País que queremos para nossos descendentes. 
É hora de chamar os Cientistas Políticos, os especialistas em Gestão Pública - eles serão capazes de fazer uma Proposta de Governo, que seja correta para o Brasil. Nós, cidadãos, podemos ajudar muito, se votarmos nos candidatos certos.  
O que não dá para adiar é o trabalho que cabe a cada cidadão mais informado e esclarecido - é preciso explicar (com detalhes e persistência) tudo o que está acontecendo no País,  às pessoas de menor nível de instrução e/ou informação; são as vítimas preferidas dos políticos desonestos, como alguns que estão no Poder atualmente.  Acima de tudo, vale a pena assistir menos novelas e mais noticiários - muitos atos de corrupção estão vindo à tona - há muitas denúncias que devemos investigar.
Do contrário, a situação atual permanecerá, apesar das eleições do ano próximo: - os Pacotes de Bondade ainda compram a maioria dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.