sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ONDE ESTÃO OS RESPONSÁVEIS?

O telejornal da manhã mostrou cenas de depredação em duas escolas públicas, em regiões diferentes do Brasil. A destruição de mesas e carteiras foi feita por adolescentes, e o vídeo, feito num celular, mostra as cenas de extrema violência, muito provavelmente para chocar e/ou avisar as autoridades responsáveis pela Educação: - nós estamos aí para quebrar todo o Sistema! 
Um dos apresentadores fez a pergunta que estava na boca de todos os que viam a reportagem: - onde estão os responsáveis por esses adolescentes? Quem deixou a situação chegar a esse ponto? 
Se voltamos só um pouquinho no tempo, vamos nos lembrar daquela Lei que proibia o trabalho infantil - na época, parecia uma Lei com boas (?) intenções, muito provavelmente para acabar com a exploração do trabalho infantil nas regiões mais remotas de nosso País gigantesco.
De fato, havia e ainda há muita gente ruim, que prefere explorar crianças e analfabetos, em suas propriedades. Há casos de coronéis (políticos) que se enquadram neste perfil...
Contudo, o que resultou dessa Lei, foi um grande número de "jovens sem nada para fazer", além de frequentar uma escola de baixa qualidade, com professores mal remunerados e despreparados para responder aos questionamentos de uma meninada ansiosa para saber todas as respostas que a internet apresenta. Depois disso, o Ministério da Educação determinou que os alunos não podiam mais ser reprovados - ainda que não aprendessem o conteúdo durante o ano, teriam que ser aprovados - problema do professor. P'ra quê estudar, então?
Além disso, onde mesmo estão seus pais e mães, avós, tios e responsáveis?
A resposta parece óbvia: - estão no barzinho para um happy-end, depois da jornada de trabalho, porque ninguém é de ferro...; - estão procurando um outro namorado(a), porque aquele com o qual se casaram, já não lhes "serve" mais. Estão nos bares e nas baladas, em busca de prazer fácil, barato e fugaz. Se dormem na própria casa, trazem um(a) estranho com eles; - não fazem mais refeições com a família - não dá tempo! Ir à Igreja, pelo menos nos domingos, é coisa de gente antiquada - as pessoas modernas não precisam de Deus nenhum - a ciência resolve todas as questões...
Eles também acham ótimo quando os filhos ficam até tarde na rua, ou na casa de amigos, porque lhes sobra mais tempo para cuidar de seus próprios assuntos. 
Quando chega a primeira advertência da escola, reclamando do comportamento inadequado de seus "filhinhos", se não podem ignorar o assunto, vão conversar com os professores para dizer que seu filho é um excelente filho, não tem nenhum comportamento agressivo em casa e que o professor precisa ser mais paciente... É claro que os filhos são ótimos em casa - eles não ficam lá!
A casa não passa de uma pensão para dormir e se alimentar. A historinha de que o pai não reconhecerá o filho, se passar por ele na rua, é real.
A verdade é que os padrões antigos , agora estão fazendo muita falta!
O modelo antigo de ser família, em geral, moldava cidadãos responsáveis, adolescentes que aprendiam o valor do trabalho com os pais e familiares - sobrava pouco tempo para ficar de cabeça vazia... Pais e filhos conversavam durante as refeições - havia brigas, é claro - mas todos ficavam mais próximos, mais interessados uns nos outros.
Não creio na volta ao modelo antigo - estamos todos muito modernos...Mas é preciso que os avós chamem seus filhos(pais) à razão, antes que o mundo "literalmente acabe"!  Essa meninada, sem freio, vai desconstruir todos os fundamentos de uma sociedade organizada, as raízes do respeito aos direitos dos outros, as responsabilidades pelos atos de cada pessoa - jovem ou não.
E pior que isto, vão gerar filhos com "qualidades" ainda mais destruidoras para a sociedade.
E não querendo ser impertinente, que me desculpe o apresentador da TV, que fez a pergunta que traz o título deste desabafo: - as novelas e as reportagens estão "dando aulas" desse tipo de comportamento, todos os dias.
Além dos pais, avós, Governo e até da própria Igreja, a Televisão também tem culpa neste assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.