sábado, 10 de agosto de 2013

PAIS QUEREM MAIS DO QUE CAMISA

Nesta época de comemoração do Dia dos Pais, são tantas as chamadas para comprar "o presente", que fiquei a pensar sobre o quê, de verdade, os pais desejam. Camisas, sapatos, perfumes, chinelos - tudo isto eles já ganharam em outros anos. No convívio com os pais da minha família e alguns amigos que são pais, pude perceber que o presente que desejam, não está à venda em nenhuma loja: eles querem a continuidade de seu nome, sua história.
Querem que que seus conselhos e ensinamentos sejam passados para os netos; querem que os filhos, mesmo já adultos, ouçam e respeitem sua experiência; alguns desejam que um filho (ou filha) continue o "negócio da família". Creio porém que, acima de tudo isso, o que os pais mais desejam é que seus filhos preservem seu nome, como referência de honra, coragem, persistência e força. Os pais querem que seus netos sejam educados com muito amor e cuidado, para que se tornem pessoas de bem, com ideais elevados e altruístas.
Que eles aprendam a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como (amam) a si mesmos. 
Nestes dias de tantas transformações, mudanças tão rápidas, talvez não seja muito fácil para um filho atender à todas essas solicitações. Estamos na pós-modernidade: - são muitos os questionamentos, muitas as dúvidas, grande é a descrença nos modelos tradicionais e "antigos". 
Mas o amor filial verdadeiro encontrará caminhos para corresponder aos desejos de seu pai. Esse presente é um bem durável - vale para toda a vida. E o retorno passa de geração para geração. Pode acontecer que algum pai esteja longe de "ensinar" bons exemplos; talvez tenha cometido muitos erros e poucos acertos. Ainda assim, é necessário valorizar o que ele fez de bom, os caminhos difíceis que percorreu, os arrependimentos por erros que já não pode corrigir. 
Se for esse o seu caso, rogue a Deus por seu pai - ajude, encoraje! Se, por outro lado, seu pai é motivo de grande orgulho, agradeça a Deus e comemore - com ele e com toda a família! 
Para os filhos homens, é preciso nunca esquecer de que, num determinado momento de sua vida, serão pais - e vão preferir esse mesmo presente - pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.