quarta-feira, 29 de maio de 2013

VISITAR PARENTES

Tive o privilégio de passar uma semana com minha família "estendida" que mora em Brasília - irmã, cunhado, sobrinhos, sobrinhos netos e agregados. 
Tenho grande dificuldade em entender os motivos reais, que levam nossos familiares para cidades distantes. Sempre se fala que a carreira profissional determina essas distâncias, mas acho que há outras razões, particulares de cada um. 
Por outro lado, sempre é maravilhoso quando a gente se encontra - só alegria, nenhuma rusga, nenhum constrangimento. Também é muito bom constatar que pessoas com o mesmo sangue da gente, cuida de sua própria vida, vai à luta e progride. 
Aconteceu assim nesta minha última visita. Foi um tempo excelente!  Conversamos muito, trocamos confidências e conselhos, ajustamos o foco das memórias. 
Mas tem um lado da história, que não é tão glamouroso : os anos passam rapidamente para todos - os bebês cresceram, as crianças se tornaram jovens adultos e os "mais" adultos ficaram idosos e, possivelmente,  mais sábios. 
Esta é a ideia: - que a idade nos torne mais conscientes, mais relevantes para as pessoas do nosso convívio. Que nossas  palavras sejam de sabedoria, de alento, de respeito mútuo, no papo com os mais jovens. Senão, perde a graça - ter idade avançada, não é desculpa para ser chato!
Ah! Faltou dizer: - visita boa, deixa saudades, gostinho de "quero mais" - não pode ser longa demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.