quinta-feira, 7 de março de 2013

EU PLANTEI - VOCÊ ROUBOU

Um cidadão muito caprichoso e bem intencionado "adotou" uma parte do canteiro central de uma das Avenidas mais importantes de Florianópolis - ele arrancou o mato, adubou, plantou flores - até um pé de girassol. Nunca soube o nome dele - a imprensa não se interessou e ele não colocou uma placa. Mas o canteiro ficou lindo - dava gosto de olhar, quando a gente parava no semáforo ou atravessava a rua a pé. Havia uma linda roseira, flores do campo, etc.  
Tive uma surpresa bem sem graça, ao passar pelo local num dia desses: não havia mais quase nada de flores, havia muito mato e uma placa feita caseiramente, que dizia: "eu plantei - você roubou!" É inevitável imaginar tanto a indignação do cara legal que plantou (escreveu a placa), bem como a da  pessoa que teve a cara de pau de roubar a flor - esta tem preguiça de cultivar seu próprio jardim - se é que ele tem espaço para jardim...  Não sei se o cara de pau vai continuar roubando por aí:- talvez sejam plantas, objetos alheios, vidas. Mas acho que a plaquinha caseira está cumprindo seu papel - todos estão atentos, quem passa por ali se obriga a pensar no assunto e muito provavelmente vai espalhar o conceito entre seus amigos e familiares. É a mesma alegoria do passarinho que estava apagando o incêndio da floresta com seu biquinho "cheio" de um pingo d'água - a ideia é formar a consciência, dar o modelo a ser seguido para que nosso planetinha fique com uma cara mais bonita.
Quero conhecer o artista embelezador de ruas - acho que ele merece destaque! Quanto ao larápio de flores, penso que a flor que ele roubou já morreu - acompanhou a total incapacidade de cidadania do cara de pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.