sábado, 16 de fevereiro de 2013

VELHINHOS DE OLHO NA TV

Ontem, quando estava numa clínica, esperando minha vez para um check-up, duas imensas telas de TV transmitiam a apuração das notas das escolas de samba, no carnaval do Rio de Janeiro.   Como não é assunto que me interessa, peguei meu livreto de croswords e me acomodei para esperar - havia muitos idosos na clínica (parece que o carnaval deles não foi lá essas coisas...) e fui sendo passada para trás por casos "mais urgentes".  Tudo bem - esperei só uma hora!
Mas o fato que prendeu minha atenção, foi notar que os olhos dos velhinhos estavam  "grudados" na telinha - parecia que estavam vendo o filme de suas vidas, tal a atenção - e comentários.
Aquelas pessoas não pareciam ter nada a ver com aquele pessoal das escolas de samba do Rio - eram gente daqui, do sul do País, com evidentes sinais de cultura diferente, aparentando gostar mais de chimarrão e pescaria, coisas assim.
Mas estavam imóveis diante das TVs - nem ouviam quando seus nomes eram chamados.
Fiquei a pensar: -  o que faz com que uma simples contagem de votos, de um evento que não nos afeta, tenha o poder de "prender" a atenção dessas pessoas?  Pode ser falta de opções - a clínica não disponibiliza revistas interessantes, nem sintoniza um dos aparelhos em outro canal de programação. Talvez o motivo seja a comodidade, natural nos idosos - dá menos trabalho seguir a manada... Nenhum deles pediu para trocar o canal, ou mesmo desviou o olhar. Acho que seria muito mais produtivo, se a programação nas salas de espera das clínicas fosse mais "inteligente" - documentários, sugestões de hábitos de vida saudável, filmes de humor (dos bons!), mostra de jardins, lugares bonitos e famosos - algo que botasse os neurônios para funcionar, de verdade. Quanto desperdício - pessoas com saber acumulado ao longo de 70,80 anos, com a mente imobilizada, por bastante tempo, assistindo a uma "apuração" de valor nenhum.
Já que a classe médica os "obriga" a esperar, ao menos poderiam estar contando "causos", trocando experiências, jogando dominó, ou simplesmente rindo de uma vídeo-cassetada! Se você tem relacionamento, de algum modo, com a classe médica, curta e compartilhe essa idéia, please!
Vai ser preciso contratar alguém para formatar uma programação desse tipo - mas acho que a clínica que fizer isto, vai bombar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.