sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

QUE MEDO DE SER IDOSA!!!!

Ontem, logo pela manhã, soubemos, pela TV, que um neto (15 anos) matou a avó de mais de 80, porque ela foi acordá-lo - ele "só" queria dormir durante o dia todo - para poder "viver a noite..."  Infelizmente, esse tipo de notícia já se tornou tão comum, que chega a ser banal: é só mais uma velhinha que morreu... Confesso que estou ficando com medo da chegada dos anos - estamos ficando mais vulneráveis a cada dia; e ninguém acorda para o abismo no qual todos estamos caindo. 
Não devemos esperar nenhuma atitude dos políticos - eles têm guarda-costas o tempo todo - seus familiares também! Nós pagamos por esse servicinho básico de segurança para eles - com nossos impostos... 
Para nós, cidadãos comuns, todavia, a situação é diferente: estamos à mercê desses "adolescentes criminosos" porque a Lei concedeu a eles o direito de fazer o que bem entender - a Lei os protege!  
A verdade é que, à medida que se abriu espaço para o "cuidado" dos adolescentes, o cobertor ficou curto, e agora falta respeito, cuidado e espaço para os velhos - quanto mais pobre for o idoso(a), mais exposto estará à violência doméstica! Os ataques aos "velhinhos" são causados por  "adolescentes" -  esta palavra e-l-á-s-t-i-c-a , que dá espaço aos criminosos não imputáveis, segundo a lei. Nesse grupo, pode-se incluir desconhecidos, que assaltam as moradias desses idosos, (às vezes muito pobres), para roubar suas economias, o dinheiro recebido pela venda de alguns produtos agrícolas, alguma propriedade, etc. 
Mas o que mais choca, é quando os ataques são cometidos pelos netos, sobrinhos, e até filhos. Nosso ritmo de vida, o modelo que adotamos para viver - muito rápido, não sobra tempo para nada...- acaba afastando o idoso para uma casinha bem longínqua, afastada, para não atrapalhar a correria de todos as pessoas "ativas" da família - ele pode até morar na mesma cidade - mas fica fora do alcance - não se pode ouvir seus pedidos de socorro...  Imagino que a mente dessas pobres criaturas velhinhas, sem força física para se defender, deve entrar em colapso - aquele "menininho", aquele "netinho", criado com tanto carinho, ao longo de toda uma vida, agora se tornou um estranho perigoso - daqueles que matam friamente, por motivos banais. Matam e ficam impunes - a lei atual tem os mecanismos para "protegê-los" de quaisquer consequências de seus crimes. Quando flagrados, prestam um "depoimentozinho" bem genérico e logo são liberados - no máximo, recebem medidas "sócio-educativas"! Podemos responsabilizar nossos Legisladores em Brasília - são eles os autores dessa Lei de Proteção à Infância e Adolescência - veio com uma linda "capinha de protetora dos indefesos" - todos nós gostamos de sua primeira aparição no cenário da mídia, há vários anos. 
A mim, parece que, na proposta da Lei, já havia uma intenção oculta para dar no que deu: - a situação de total descontrole em que nossas cidades vivem, a absoluta liberdade para delinquir que foi concedida a esses bandidos jovens. Alguém está levando vantagem (de algum tipo) com essa situação de terror que nos envolveu a todos - nossas casas precisam de grades, alarmes; quando saímos de casa, precisamos "vigiar" para não ser vítimas de ataques, agressões e sequestros. E ainda nos dizem que reagir é errado!!! Nada parece ser capaz de conter esses jovens criminosos - as leis não determinam sua prisão; o pior é que mesmo que pudessem ser aprisionados, não haveria cadeias suficientes para "guardá-los". Difícil entender o que aconteceu ao longo desses últimos 10 anos - será que a sociedade organizada (família, igrejas, clubes(sérios), sistema escolar) deixou "correr solto"? Será que as famílias mergulharam nos programas vazios da TV, novelas, internet e deixaram de cuidar da educação de seus filhos? Nesse caso, deixamos que a TV e o computador fizessem o maravilhoso trabalho de "ensinar" nossas crianças? Pelo resultado, as aulas têm sido péssimas! Não se pode esperar nada melhor do que estamos  assistindo e sendo vitimizados - os adolescente-criminosos só estão colocando em prática o que aprenderam nos sistemas de mídia, e o que não aprenderam de bom em suas famílias. Espero que, se você foi tão gentil e leu este desabafo até aqui, use seus contatos e capacitações/ habilidades, para juntos mudarmos esse panorama!  
O premiado Luiz F Veríssimo já fez uma pequena parte - denunciou o programa que expõe a vida de pessoas vazias, mostrando cenas/episódios que não ajudam a construir o País que desejamos para a geração que nos sucederá. A cada um de nós foi concedida, por Deus, uma capacitação para também agir! Só precisamos descobrir o que nos cabe fazer - individualmente, ou em grupo, e colocar em prática! 
No devido tempo, todos seremos idosos! Não dá para deixar como está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.