sábado, 7 de setembro de 2013

QUEM ROUBOU O MEU BRASIL?

Em anos recentes, no dia 7 de setembro, todos os brasileiros saíam às ruas e avenidas, para participar, assistir e aplaudir os desfiles comemorativos, em manifestação de  seu patriotismo e orgulho pelo Brasil. Hoje temos uma sensação de desalento, perda, nostalgia.  Tudo está quieto - não há comemorações - muitos nem se lembram do Grito do Ipiranga. Onde foi  parar a festa nas ruas pela comemoração em que o Brasil se tornou uma nação soberana, liberta que foi da condição de "colônia" de Portugal?  Onde as bandeiras, onde a emoção no cântico do Hino Nacional? 
Havia grandes desfiles: - os estudantes acordavam cedo, vestiam seus uniformes bem engomados e partiam em bandos para a concentração, a formação em pelotões, e finalmente marchavam diante da multidão que os aclamava.  Agora está tudo no passado: - a meninada atual não conhece o significado da expressão "Dia da Pátria", não sabe e nem quer cantar o Hino Nacional. 
Onde foi que erramos - ou melhor, quem errou? Dá para culpar os políticos corruptos, desleais à Pátria, enganadores: - quase sempre fizeram escolhas erradas, fizeram uma péssima gestão das riquezas desta terra, abençoada por Deus.  Eles começaram a dominar o povo brasileiro, há quase 500 anos, e ainda hoje, aperfeiçoam seu método de explorar a confiança depositada nas urnas - são cada vez mais indignos de nossa confiança: - "optam" pelo caminho do lucro pessoal, do enriquecimento ilícito, às custas da pobreza do País. 
Mas, e quanto a nós, cidadãos, donos do título de posse da Nação? Fomos ludibriados pela primeira vez, quando votamos nos primeiros candidatos a nos representar num Governo que devia ser para o povo, e não percebemos a armadilha. Na prática, era mais confortável deixar o barco andar, não fiscalizar o que eles estavam fazendo em nosso nome, nunca cobrar nada, de verdade. Aos poucos, nos acostumamos com o distanciamento que eles criaram de nós - sua condição de "autoridade", seu status de gente rica: - assim, mesmo depois de "independentes", continuamos vassalos. 
É certo que houve alguns episódios, na tentativa de retomar as rédeas da Nação: - a Revolta pelo Golpe Militar, foi restrita às maiores cidades dos País, e protagonizada pela elite intelectual e endinheirada; - o Movimento pelas "Diretas Já", mobilizou toda a Nação, mas seu resultado foi pífio e logo desvirtuado pela classe política, que já era dominante; o impeachment de um Presidente não mudou nada - só houve troca dos atores, mas o circo, o esquema de enganação, progrediu e aperfeiçoou-se: - atualmente, a classe política tem métodos quase indetectáveis para desviar nosso olhar de seus atos criminosos: - dos poucos que são colhidos na Rede da Justiça, quase todos escapam impunes. 
Agora mesmo, estamos assistindo os atos finais da Suprema Corte, no mais recente Julgamento de um esquema de corrupção: - o Mensalão. Há dezenas de réus, comprovadamente criminosos e culpados de desvio de dinheiro do povo e má administração da "coisa pública". O resultado, até agora, nos causa vergonha e incentiva os "filhotes da política": - o crime compensa! Todos os endinheirados estão recebendo "dádivas" de diminuição de pena restritiva de direitos, substituição de seu "castigo, por prestação de serviços humanitários", distribuição de cestas básicas, e o ressarcimento de quantias irrisórias. Vergonha!  
Neste exato instante de nossa História, estamos vendo a turma jovem e ousada a ocupar as ruas e exigir mudanças. Ainda nesse espaço delimitado exclusivamente para atos de patriotismo, os oportunistas encontram brechas para anular os efeitos do grito popular. Temos dúvidas sobre a verdadeira identidade dos mascarados - por quê não pintam a cara, simplesmente???  
Poderiam ser "agentes pagos" para implantar o caos e justificar medidas de repressão? - afinal, quem está "deitado em berço esplêndido", não quer deixar a boa vida e trabalhar de verdade...
Mas agora, no Dia da Pátria, é o tempo oportuno para sair de nossa zona de conforto - ela já nos deixou letárgicos, quase impotentes. Que posso fazer, eu, cidadã com plenos direitos?
Qual é o seu papel "pessoal" neste imbróglio todo? Deixar como está, não dá mais: - nossos filhos, netos - a geração futura merece um País sério e grande entre as Nações.
Fazer parte do 1º Mundo já não significa muito: - temos potencial para muito mais!
"I have a dream!" - plagiando o herói negro do Povo Americano: - que este seja o último 7 de setembro que não nos move o orgulho pela cidadania, o desejo de erguer bem alto nossa bandeira verde e amarela!
Todos os cidadãos de bem precisam encarar a luta: - conscientizar os desinformados e desanimados, avaliar todos os movimentos (pró e contra o Governo atual), fazer e defender Propostas possíveis, em seu próprio círculo de relacionamentos, que possam mudar a cara do Brasil! O tempo é hoje - agora! As velhas (e novas) raposas estão às portas - pedindo nosso voto, nosso aval, para que tudo continue como está - a velha máxima "em time que está ganhando não se mexe" é mais verdadeira do que nunca: - o timinho deles está em vantagem!
Mas podemos mudar - "somos a maioria esmagadora" - com o voto justo e consciente, dá para trocar todo o time e reaver o Brasil.
Mãos ao trabalho jovens, velhos, ricos e pobres - "patriotas": - ACORDA BRASIL!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.