sábado, 10 de novembro de 2012

O JUIZ QUE NÃO PODE ERRAR

Nestes dias de Julgamento do Mensalão, muitos de nós estamos ligados na TV Justiça, principalmente de olho no Ministro-Herói Joaquim Barbosa. De minha parte, já não achava graça nenhuma nas novelas (tão repetitivas, tão instrutivas do mal, tão descartáveis), e curto muito mais as apresentações ao vivo da atuação dos Juízes. Acontece que, para mim, simples mortal, acreditava que aqueles Juizes eram "homens do saber" e que, portanto, estavam imunes às bobagens que fazemos todo dia em nosso relacionamento com as pessoas. Foi ruim constatar que não é assim. Eles são seres humanos como nós - por isso podem ser vencidos pelo ego, pela vaidade, até pela arrogância! É uma pena - é triste - não gosto! Gosto quando argumentam com profundidade técnica e raciocínio. Gosto quando convencem pela visão de profundidade lógica dos fatos. Gosto quando se permitem arrazoabilidades. Gosto quando o Ministro Marco Aurélio sorri, mesmo quando discorda. Gosto quando o Presidente da Corte bota água na fervura - com elegância! Gosto muito poder de argumentação do Ministro Luis Fux. 
 Mas, entre todos os Juízes, um deles precisa ser perfeito - não pode errar - não pode cometer nenhum deslize - não pode deixar uma lacuna, uma virgula fora do lugar certo : é o Ministro Relator Joaquim Barbosa. Nós, que estamos aqui do lado de fora, queremos mesmo dar umas boas chibatadas em todos os réus -as palavras de alguns Ministros ainda ecoam em nossos ouvidos : por causa desse crime hediondo,   muitas creches,muitos hospitais, muitas escolas, muitas estradas e rodovias, muitos asilos, e muitos outros benefícios deixaram de ser construídos e entregues ao povo-dono de nosso País! Todos nós, cidadãos brasileiros fomos roubados - alguns morreram durante esse período - não tem volta.
Mas quero pedir ao Ministro Joaquim Barbosa que deixe essa "briga" conosco. Não se permita ser parcial, nem vingador, nem dono da verdade. Admita divergências. Admita diálogos, apartes. Permita que outros Ministro discordem e deixe-os concluir seu pensamento divergente. Se eles estiverem certos, V.Excia poderá rever seus conceitos. Se a verdade estiver ao seu lado (como tem acontecido quase sempre), os fatos falarão por si e seu Relatório será respeitado e aprovado pela maioria. Sabemos que há uma pequena parcela dos Ministros que é "contra" por questões outras - mas são minoria. Não temos mais dúvidas de que os réus serão punidos - mais que isso, todos em nosso País (e no Mundo) sabem que "esquemas políticos de ganhos ilícitos" não ficarão impunes no Brasil, daqui para a frente! A Corte do STF atual  ficará em destaque na História Brasileira!
 Com menção honrosa! Prezado Ministro Joaquim - feche com chave de ouro essa missão tão difícil que lhe coube! Seja perfeito! Seja o brasileiro nº1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.