terça-feira, 20 de novembro de 2012

AS MULHERES E A FAIXA DE PEDESTRES

Ando um pouco preocupada com algumas ações/reações das mulheres diante da faixa de pedestres.Posso falar com liberdade, porque além de mulher, sou pedestre e motorista.
A mulher-pedestre, em muitos casos, atravessa a faixa sem olhar para os lados - creio que ela pensa que, pelo fato de ser mulher, tem o direito à gentileza de todos os motoristas de passar em primeiro lugar - "ladies first!" Acontece que, agindo assim, ela coloca a própria vida em risco e também a vida dos motoristas, mesmo que eles tenham toda a boa intenção de ser cavalheiros. Acontece que o motorista do 2º carro, que vem atrás daquele que precisa parar para que ela "passe primeiro", não está vendo a linda mulher! Ele pode estar distraído, pode não ser tão cavalheiro, pode estar apressado, sei lá. Mas vai bater na traseira do carro do motorista que precisou parar abruptamente! E o estrago pode ser de várias proporções - a gente sabe.
Será que essa mulher-pedestre tem carro?
Agora observo a mulher-motorista: esta também não gosta de parar na faixa de pedestre. Talvez tenha medo de assalto, talvez esteja sempre com pressa, ou talvez pense mesmo que, por ser mulher, não precisa conceder nenhum ato de gentileza aos homens. Acontece que hoje em dia, há muitas mulheres ao volante - não sei a estatística - mas estamos dividindo o espaço com os motoristas-homens. É preciso trocar gentilezas, é preciso dar passagem, é preciso ceder a vez! Nossas cidades estão entulhadas de carros - quase não há mais espaço entre os carros nas ruas e avenidas - não estou falando nos horários de rush!
Agora que já cortei na própria carne, vamos ao que interessa: motoristas-homens - vocês não são mais os donos da rua! Não dirigem tão bem assim. Cometem erros também - como todos nós. Vamos fazer uma trégua - vamos cooperar uns com os outros no transito - chegaremos em casa do jeito mais fácil e rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.