sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

TÁ ERRADO! 2

Uma pessoa próxima já me disse que só denunciar não resolve o problema; diz que é preciso apontar soluções - concordo.
Mas não sou autoridade, não sou consultora de nenhum Governante; sou uma cidadã furiosa com tanta coisa errada que estão fazendo com o meu País - por isso faço a denúncia - talvez alguém, ligado a alguém que conhece um Governante faça chegar essa crítica até os ouvidos certos. Lá vai:
- EXAME DO ENEM - uma tentativa de saída honrosa para que os milhares de estudantes, mal preparados nas escolas públicas, tenham uma oportunidade de entrar para a Universidade.  Deu errado, porque as fraudes se multiplicam a cada ano e a Polícia Federal vive correndo atrás dos espertinhos. Não seria mais inteligente   construir escolas suficientes para todos os estudantes brasileiros, e prover professores com nível de excelência???
EXAME VESTIBULAR - nestes últimos dias soubemos da denúncia de mais uma fraude para que filhos de gente rica entrasse para a Faculdade de Medicina, mediante pagamento de altos valores - as respostas  eram ditadas através de um fone de ouvido indetectável. 
Não seria mais inteligente cobrar a matrícula de qualquer um que pudesse pagar?  De modo legal?  
Para os que não podem pagar, poderia haver um sistema de mérito pelo Histórico Escolar: 
- quem sempre foi um bom aluno, desde a primeira série, teria vaga garantida.
- FRAUDES I.RENDA - está acontecendo agora, aqui em Santa Catarina, a descoberta de mais um crime  de sonegação fiscal, executado por gente rica - claro, pobre nem tem o que declarar! 
Desta vez, alguns   endinheirados declaravam doenças através de falsos atestados médicos para receber isenção de parte do  imposto a pagar à Receita Federal. 
Não seria mais inteligente abrir vagas em número suficiente de  Auditores Fiscais para que esse tipo de crime fosse detectado com maior celeridade????
Não seria inteligente fazer Leis que punissem com prisão esse tipo de crime?
- BOLSA PRESIDIÁRIO - existe coisa mais ridícula? o cidadão recebe mais que o trabalhador comum, apenas porque cometeu um crime. A dedução é lógica: - ficar preso rende mais... 
A única justificativa parece ser a garantia de votos da população mais pobre, e a permanência no cargo, dos  atuais Mandatários do Poder Executivo - à custa do trabalho de milhões de cidadãos honestos, que não querem cometer crimes, e preferem trabalhar até ficar velhinhos, mesmo recebendo apenas o salário mínimo. (aqui, nem dá para sugerir uma ação mais inteligente...)
- ESCOLAS SEM PROFESSORES - o número de professores que entra em sala de aula é insuficiente para as poucas escolas que o Brasil possui. Cada Gabinete (do Legislativo, do Judiciário, de todas as Secretarias) requisita professores para trabalhar como assessores (espero que seja apenas para corrigir os textos a ser publicados). Essa medida diminui o número de professores que dão aula, de verdade - por isso, várias turmas ficam sem determinadas aulas por longos períodos. 
Há que lembrar que, como os salários são baixos, os alunos que gostam das ciências exatas nem pensam em ser professor - vão logo para as Universidades de Engenharia e Ciências em geral.
Por isso, faltam professores de matemática, física, química na maioria das escolas - como os alunos de escolas públicas poderão gostar de matemática e outras ciências? 
Não seria inteligente contratar e pagar bem bons professores, para todas as áreas?
POLÍCIA SEM POLICIAIS - o problema é semelhante ao que ocorre com os professores - os policiais são requisitados para trabalhar nos Gabinetes de quase todos os políticos. 
Já são poucos e ainda ficam servindo a uma única pessoa privilegiada...
Então as ruas ficam à feição dos criminosos, porque os poucos policiais que estão nas ruas não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E todo mundo reclama da criminalidade, da falta de ação da polícia, etc.etc. Não seria inteligente contratar, formar e pagar muito bem um número suficiente de policiais para exercer o papel de polícia???  Não seria inteligente fazer Leis modernas para manter fora de circulação os verdadeiros criminosos, independente da idade???

Preciso fazer uma pausa - há muitas outras coisas erradas - mas é impossível listá-las de uma vez só: - fica improdutivo. Mas talvez você e eu tenhamos material para editar um novo texto: o nº 3!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.