segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PRODUTO LEGÍTIMO DO PARAGUAI

Os cidadãos paraguaios já devem saber de nossas piadas sobre os produtos que "alguém" comprou lá. Certamente eles não gostam muito quando dizemos que lá se compra produtos falsificados. 
Mas agora eles estão nos dando uma lição de cidadania muito original e legítima.  
Ocorre que os senadores do Paraguai, talvez copiando o modelo de muitos políticos daqui do Brasil, estavam botando panos quentes no caso de um Senador que contratou uma babá, paga como funcionária de seu Gabinete, para cuidar de seus filhinhos - os paraguaios estão chamando a moça de "babá de ouro". 
Eles pretendiam isentar seu colega, dando apenas um pequeno puxão de orelhas - é bem provável que esse tal Senador não seja o único a agir desse modo...
Acontece que o povo se mobilizou, foi às ruas em protestos sem baixarias, e quase todos os comerciantes pregaram um cartaz na entrada de suas lojas com os seguintes dizeres:

                                     AQUI NÃO ATENDEMOS SENADORES
                         QUE NÃO TRABALHAM A FAVOR DO POVO

Legal, não? Os senadores, que não são bobos e querem ser reeleitos, rapidamente abriram um Processo para punir o Senador desonesto por falta de decoro parlamentar, desvio de função, algo assim.
Que tal se a gente copiasse esse produto do Paraguai?  Não seria uma cópia falsificada... Seria apenas a cópia de um bom modelo, dessa ação cidadã que os paraguaios criaram e que funcionou muito bem. 
Já sabemos que nossos representantes políticos são muito parecidos, em todos os países de nosso Continente: - quase todos fazem conchavos, aspiram o enriquecimento ilícito, fazem Leis (ou não leis) para favorecê-los. Apenas o constrangimento explícito, o medo de não ser reeleito é que pode forçá-los a agir de modo correto, tendo em vista as necessidades e anseios do eleitor.
Se a gente adotar medidas parecidas como essas, é bem provável que os políticos brasileiros também adotem outra postura perante seus eleitores. 
Sem a possibilidade de legislar em causa própria (como a maioria faz atualmente), muitos irão "trabalhar" em outras áreas: - é que as vantagens do cargo de Deputado ou Senador parecem ser muito pequenas... 
Esse produto paraguaio dá para comprar - sem erro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.