domingo, 21 de outubro de 2012

AULAS DE CRIME NA TV ??


Observando os noticiários na TV, as manchetes sobre crimes e violência  sempre prendem nossa  atenção    são  crimes sangrentos, “feitos por profissionais” (segundo dizem os próprios agentes da lei), revelam trabalho de planejamento, estratégias,  distribuição de tarefas – enfim “são uma aula de administração de um “bom negócio”! Se não fossem criminosos, até gostaríamos de aplaudi-los – talvez  votar neles para algum cargo público! 

O que pouca gente vê é que as reportagens  estão dando ”aula de crime” na TV – ensinam tudo – todos os detalhes – até  a estratégia, as técnicas usadas , os endereços onde conseguem os equipamentos (armas), o resultado alcançado  pelo bando - (quase sempre bom). Não é difícil imaginar a meninada tendo essas lições na telinha, todos os dias, em qualquer horário – qual  será a tendência de suas atitudes futuras? No caso do Brasil, com tantas famílias desestruturadas, com tanta pobreza (de tudo!), com tanta ausência de bons exemplos (até dos parentes), as “aulas de crime” podem sugerir à meninada um futuro promissor – mais rápido, mais fácil – basta ter coragem!

Também temos aulas de “mau-caratismo” nas novelas. Como são bem “maquiados” os vilões da novela! Fazem e acontecem por um período longo, sempre tramando e agindo de modo a prejudicar a vida dos protagonistas “gente do bem”! Claro que essa gente do bem também “pisa na bola” nas questões de fidelidade no casamento, obediência aos pais, responsabilidade pessoal (esses personagens  nunca aparecem trabalhando!!!) – Parece que, para eles, há uma fonte inesgotável  de dinheiro – não refletem a vida real dos pobres mortais que os assistem todos os dias na TV!  – Mas ditam comportamentos, ditam moda  e, lamentavelmente, “dão aulas de vida” às nossa crianças e jovens”!
São mencionados à toda hora nos noticiários e nas chamadas da própria emissora –  são incentivados a interagir com os telespectadores nas ruas – “sempre são muito bem tratados pelo público”!!!

Para exercer nosso papel de cidadãos de verdade, todos queremos (e precisamos) saber o que está acontecendo em nossa cidade, em nosso país. O jornalismo livre é parte importante da democracia – suas denuncias já nos livraram de muitos “bandidos profissionais” da vida pública!  Mas será que é  necessário mesmo  dar o mapa da mina, como estão fazendo ? Estão, de fato,  promovendo a educação de nossas crianças, como sempre apregoam e cobram dos políticos?  Afinal, o poder do seu alcance é inacessível a qualquer cidadão comum:  – eles  “entram” em todas as casas, a qualquer dia e hora! Sempre é  tempo  para que  os pais e mães(avós)  tomem  uma atitude de usar o botão certo do controle remoto da TV !  Dá para mudar de canal! 

Dá para “escolher” outra programação! E pasmem, “dá para desligar”!!!!! Dá para voltar (ou iniciar) ao hábito de juntar a família para bater um bom papo, fazer uma comida a 5,8 mãos, fazer aquela faxina em todos os aposentos ( todos cooperando) – é certo que o resultado será muito bom – talvez surpreenda – talvez queiram repetir !!

E que tal se as redes de TV aberta investissem em conteúdos interessantes, mas de natureza não criminosa? Será que não acontecem coisas boas e notáveis ao nosso redor ? Não há heróis do bem? Não se pode fazer uma novela que reflita a vida de uma família formada só por “gente do bem”? 

Precisamos de um noticiário que relate os fatos como acontecem, mas que não dê realce aos crimes, aos comportamentos que fazem tanta gente sofrer,  aos conceitos  gestados em mentes de pessoas com vidas totalmente destruídas pelos vícios, pela desonestidade, pela ausência de valores permanentes – vidas que logo se tornam morte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.