quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A BOLA ESTÁ COM A MÍDIA E COM OS LEGISLADORES

Ainda não chegou a calma de que tanto gostamos aqui em Florianópolis - ainda ocorrem ataques com fogo, a Polícia ainda está prendendo alguns bandidos, e a mídia ainda não "trocou o disco".
Até se pode entender que os jornalistas precisam de muito material para preencher tantas horas de programação de seus agentes - seja jornal, TV ou rádio. Às vezes a gente até releva.
Mas hoje, aconteceu um fato que me chamou a atenção. Estava passando por um Quartel da Polícia Militar, quando chegava um carro com um Policial daqueles com muitas medalhas... Na seqüencia, havia um carro da TV local, que estacionou logo a seguir; seus ocupantes desceram, evidentemente para uma entrevista previamente combinada. Até aí, tudo normal. NORMAL ??  Coisa nenhuma!
Trata-se de apenas mais uma "reportagenzinha" sobre a violência nos ônibus, favelas e becos.
O Coronel não tem mais nada a acrescentar - os policiais estão fazendo a parte deles,estão prendendo os bandidos,  mas a LEI "manda soltar".  O papel da mídia, nessa hora, já devia estar focado nos vereadores, deputados e senadores - que não fazem as leis que a sociedade está a exigir. Eles são pagos para isto - mas fazem "nada" para causar impacto positivo na vida dos brasileiros (seus eleitores).
A Lei do Colarinho Branco já amarelou - está puída, cheia de manchas, encardida - precisa ser trocada por outra: atualizada, novinha, mais resistente aos vírus da corrução e da preguiça.
A Lei Penal precisa ser escrita por especialistas modernos - talvez possamos importá-los do Japão - talvez terceirizar sua confecção. Esta história de "menores infratores" já encheu - ninguém aguenta mais (a não ser as ONG's que "vivem" disso). A propaganda de que o Brasil é "o País do desenvolvimento", já trouxe para nossas terras duas categorias de pessoas do mundo todo : os que querem se dar bem trabalhando (honestamente, ou não) e os que procuram um porto seguro para sua grana - lá no 1º mundo, já não há muitas garantias nos bancos e cofres!
E a consequencia é natural - não tem jeito - os bandidos estão vindo também; e já aprenderam a ser "menores infratores", "dependentes químicos", "moradores de rua", "camelôs ilegais" e outros que tais - são "profissões" que dá para levar por um bom tempo  - a Polícia não pode prender, nem tem cadeia para todo mundo. 
Os "legisladores" precisam agir - e logo! Um bom jornalista pode incomodá-los - "encurralá-los" com entrevistas "cirúrgicas" mesmo. Os políticos, depois de eleitos, só têm medo da imprensa!
Se você tem acesso a alguém da mídia, por favor - ajude - "curta" e compartilhe.
Talvez ainda se encontre algum jornalista (preferencialmente um editor), que seja inteligente e corajoso ao mesmo tempo!.
E se você tem ligação com Deus, ore por sua nação!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DIPLOMA COMPROMETEDOR

Aqui em Florianópolis estamos ainda sofrendo com os distúrbios causados por bandidos que atearam fogo em ônibus e até em algumas bases policiais. Já passa de 30 dias, os coletivos ainda precisam de escolta policial a partir de 21h e os trabalhadores que mais precisam desse tipo de transporte - moram longe, não têm carro, etc. - são os que mais sofrem as consequências.  
Até o Governo Federal mandou ajuda, transferiram presos para lugares bem distantes - parece que está começando a dar resultado; precisamos esperar um pouco, até que a tranquilidade retorne de forma integral, como estamos acostumados. O fato incomum e surpreendente é que, junto com os criminosos presos, foram apanhados 4 ou 5 advogados - é isso mesmo - são formados em Direito - eles têm DIPLOMA!  Como se trata do chamado "Curso Superior", exigiram e conseguiram celas especiais, mais restritas, mais confortáveis, longe da bandidagem comum. Veja só a que ponto chegamos - os criminosos já descobriram que podem estudar, ter um diploma, e continuar com sua carreira bandida: - se (ou quando) forem apanhados, exigem cela especial - sua própria classe os defende (vai p'ra cima das autoridades) - conseguem o privilégio. Estamos mesmo no Brasil - nossos "legisladores" conseguem fazer leis desse tipo (às vezes, em benefício próprio!). 
Para mim, parece que, por terem oportunidade maior de conhecimento e informação, esses criminosos mereciam uma cadeia "pior" que a dos presos comuns. Mereciam uma pena mais dura, mais imediata e restritiva. O diploma, em si, não garante honestidade, cidadania de verdade. Neste momento, há uma médica detida, em Curitiba, por suspeita de ter "apressado" a morte de pacientes terminais "pobres"! A polícia está investigando - a justiça dará o veredito. 
Há casos de policiais, professores doutorados, cientistas, jornalistas, enfermeiros, - todas as carreiras "diplomadas" também abrigam bandidos. 
O acesso ao DIPLOMA é livre para todos - até para os mau intencionados previamente. 
Novamente, é preciso saber em quem vamos votar para fazer nossas leis no próximo ano: examinar a folha corrida, pesquisar seu passado, seu modo de viver, suas ligações familiares e, acima de tudo, seu compromisso com os valores determinados por Deus. 
O papel da imprensa livre é mostrar esses dados ao povo - os jornalistas sabem descobrir tudo o que quiserem - o que faz a diferença, é se eles "querem e podem" falar tudo o que descobriram!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

BANDIDINHOS LIVRES EM FLORIANÓPOLIS

Os ataques a ônibus em Floripa começaram há mais de 30 dias. As primeiras prisões dos criminosos, revelaram que se tratava, em sua maioria, de "adolescentes" - o que significa, não imputáveis, não podem ser punidos com cadeia!  Sabe-se que há adultos no negócio - criminosos barbados, alguns dentro das prisões, que, através do celular, determinam a data, o local, os executores e a forma de cada ataque.  Mas quase nunca são encontrados, de fato. Os que estão presos, não têm quase nada a perder.Os que estão nas ruas, se camuflam, com moletons (em dias de calor), mochilas, bonés, óculos de sol (em dia de chuva), sobem os morros e aí, "já era"!  
Quem fica prisioneiro e paga uma pena bem elevada é o povo, a população que usa transporte coletivo - quem tem carro, também sofre as conseqüencias dos congestionamentos. Minha cabeleireira disse que a culpa é dos políticos - depois ela afinou a mira: " a culpa é dos deputados e senadores que NÃO fazem leis para beneficiar o povo - só fazem leis para as minorias, inclusive para os "menores" com 17 anos, 11 meses e 29 dias! Se eles forem detidos no dia anterior ao aniversário de 18 anos, mesmo com uma arma na mão, são liberados - são "menores". 
A verdade é que devemos prestar mais atenção nos deputados e senadores que elegemos - precisamos "refinar" nossas escolhas - esses que estão na Câmara Federal e no Senado não sabem, ou não querem fazer as leis que desejamos.  Voltando aos ataques, bem que  gostaria de ver aquela turma dos "defensores dos direitos humanos" - na hora do sofrimento da população, como aconteceu 2 noites atrás no Terminal Central de Transporte Coletivo - aquele pessoal que só aparece para "defender" cãezinhos maltratados, "adolescentes bandidos" e coisas assim - na hora de defender o povão mesmo, eles somem! Não mostram a cara para fazer seus belos discursos em defesa do povo. Quero que apareçam nos telejornais - despejem toda a indignação contra os bandidos - esta é a hora! 
A população precisa de "defensores de seus direitos" - somos humanos, também! Ou será que as pessoas ligadas às tais ONGs não andam de ônibus?????

sábado, 16 de fevereiro de 2013

VELHINHOS DE OLHO NA TV

Ontem, quando estava numa clínica, esperando minha vez para um check-up, duas imensas telas de TV transmitiam a apuração das notas das escolas de samba, no carnaval do Rio de Janeiro.   Como não é assunto que me interessa, peguei meu livreto de croswords e me acomodei para esperar - havia muitos idosos na clínica (parece que o carnaval deles não foi lá essas coisas...) e fui sendo passada para trás por casos "mais urgentes".  Tudo bem - esperei só uma hora!
Mas o fato que prendeu minha atenção, foi notar que os olhos dos velhinhos estavam  "grudados" na telinha - parecia que estavam vendo o filme de suas vidas, tal a atenção - e comentários.
Aquelas pessoas não pareciam ter nada a ver com aquele pessoal das escolas de samba do Rio - eram gente daqui, do sul do País, com evidentes sinais de cultura diferente, aparentando gostar mais de chimarrão e pescaria, coisas assim.
Mas estavam imóveis diante das TVs - nem ouviam quando seus nomes eram chamados.
Fiquei a pensar: -  o que faz com que uma simples contagem de votos, de um evento que não nos afeta, tenha o poder de "prender" a atenção dessas pessoas?  Pode ser falta de opções - a clínica não disponibiliza revistas interessantes, nem sintoniza um dos aparelhos em outro canal de programação. Talvez o motivo seja a comodidade, natural nos idosos - dá menos trabalho seguir a manada... Nenhum deles pediu para trocar o canal, ou mesmo desviou o olhar. Acho que seria muito mais produtivo, se a programação nas salas de espera das clínicas fosse mais "inteligente" - documentários, sugestões de hábitos de vida saudável, filmes de humor (dos bons!), mostra de jardins, lugares bonitos e famosos - algo que botasse os neurônios para funcionar, de verdade. Quanto desperdício - pessoas com saber acumulado ao longo de 70,80 anos, com a mente imobilizada, por bastante tempo, assistindo a uma "apuração" de valor nenhum.
Já que a classe médica os "obriga" a esperar, ao menos poderiam estar contando "causos", trocando experiências, jogando dominó, ou simplesmente rindo de uma vídeo-cassetada! Se você tem relacionamento, de algum modo, com a classe médica, curta e compartilhe essa idéia, please!
Vai ser preciso contratar alguém para formatar uma programação desse tipo - mas acho que a clínica que fizer isto, vai bombar! 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O PAPA INTELIGENTE - AGORA ELE ESTÁ FALANDO!

O Cardeal Ratzinger provou que não está tão debilitado assim: - logo que anunciou a abdicação, o Papa começou a falar tudo o que não podia falar antes. Abordou temas "proibidos" para ele,enquanto era o Chefe da Igreja Católica - agora já pode falar da "hipocrisia religiosa", dos grupos contrários entre si (dentro da própria Igreja), exibicionismo de alguns setores, busca de interesses próprios em alguns grupos,  desvios do que a Bíblia ordena (defendidos por modernistas),etc.. Interessante - nunca se falava disso - até então, a Igreja mostrava apenas sua cara perfeita. A partir de sua "libertação", o Cardeal Ratzinger ousou abrir a boca de professor (muito didático) e, parcialmente liberado de todos os compromissos que tinha antes,  "falou" - sei que não falou "tudo"; mas já é suficiente para estabelecer uma reflexão: - ninguém é perfeito, nem inerrável, nem o Papa, nem o Vaticano. Creio que nesses sermões que fez nestes dias (talvez não permitam outros), ele deu uma boa dica sobre o caminho que a Igreja precisa seguir, se quiser ser fiel aos princípios da Palavra de Deus. Se a dica vai ser atendida, não dá para saber. 
E  não dá para dizer que uma igreja modernista será mais eficiente - do jeito que a porteira foi aberta, a coisa vai de mal a pior; e ninguém, em sã consciência, pode dizer que o mundo está melhorando - na verdade, está cada vez pior. Os pais e avós que o digam. É uma grande lástima que um homem com um cérebro tão privilegiado, seja enclausurado e esquecido num mosteiro - dá uma profunda sensação de perda! Mas isso faz parte do "status-quo" - as pessoas como ele devem ser afastadas - incomodam, mexem muito nas águas e fazem vir à tona a sujeira que está depositada no fundo. Não sendo católica romana, espero que os católicos fiéis se mexam - vão às ruas; este é o momento para uma retomada à Palavra de Deus - uma Igreja que faça diferença (para melhor!). A promiscuidade sexual que se alastra em nossos dias, chamada de modernidade, não promove vida verdadeira a médio e longo prazos - tem resultado em graves doenças; o custo para tratar tanta gente é alto e quase sempre em vão. Os filhos, até os menores, deixaram de receber modelos de respeito aos pais e autoridades - agora podem "escolher" seu modo de viver  - mesmo que nunca "paguem individualmente" por suas escolhas. 
A Igreja Romana tem poder e grande abrangência - tem voz. 
Desejo, sinceramente, que este tempo de mudança seja relevante para a vida de nossas famílias e nossa sociedade. Agora, um pedido pessoal: se você concorda, clique curtir e compartilhe com outras pessoas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O PAPA ADMIRÁVEL DESISTIU...

Recebemos a noticia da renuncia do Papa Bento XVI com muita surpresa - é incomum!
Quase todos os papas anteriores fizeram questão de manter uma penosa jornada - não arredaram pé - até a morte. O cadáver do último Papa ficou uma semana inteira na tela de nossas TVs.
Mas o Cardeal Ratzinger é diferente!  Percebeu que seu corpo já não correspondia, suas pernas já estavam fracas, seu sistema biológico estava envelhecido e fraco, e decidiu sair - enquanto está lúcido - pode decidir o que é melhor para a sua Igreja.Foi o que ele alegou em sua justificativa.
Talvez haja outras razões, além da visível debilidade física -  não saberemos - certamente o Vaticano abriga segredos que não podem ser revelados (inevitáveis em todas as organizações).
Mesmo fazendo parte de uma Confissão de Fé diferente da minha, sempre admirei o Cardeal Ratzinger: sempre pareceu muito sábio, sensato, fazendo o possível (na medida que sua religião permite) para seguir a Palavra de Deus.
Já vimos manifestações de pesar pela sua decisão - de todas as partes do mundo - muita gente importante, e também pessoas simples - todos queriam que ele permanecesse.  Ainda ontem, ouvi o depoimento de um padre inteligente, defendendo o Papa sobre a rigidez quanto à doutrina:
-"o Papa dizia que para atender aos apelos dos pós-modernistas, seria necessário "alterar a Bíblia"!
Mas, também, já se ouvem vozes histéricas que aplaudem a saída do Cardeal Ratzinger - alguns grupos contrários à doutrina bíblica que ele adotou com firmeza, faziam dura oposição.
É que ele não aprovou os comportamentos ditos "modernos" que a sociedade, sem Deus, busca implantar em todas as organizações - inclusive na própria Igreja Católica. Dizem que ele sempre foi um profundo conhecedor da Teologia - foi professor por muito tempo; depois, assumiu o cargo de "guardião" da doutrina católica; finalmente foi eleito Papa.
Mas não agradava - sua mensagem era considerada muito "dura" - a verdade dói para muita gente!
A mídia já deu o sinal de partida para a difícil tarefa de "adivinhar" o nome do novo papa - é assunto para muitos dias - ajuda os jornalistas e editores de  notícias. Por mim, gostaria de ver mais reportagens relatando tudo de bom que o Papa fez. Pouco se ouve, poucos jornalistas se interessam; afinal, o Cardeal Ratzinger é página virada.  Alguns comentários falam de seu passado como jovem hitlerista (ele não teve escolha) e condenam suas ações para encobrir os escândalos de pedofilia. Não sei até que ponto ele podia mudar a situação, neste último caso: naquela época, ele era apenas o conselheiro do Papa. Talvez tivesse tido a intenção de expor tudo, como fez depois que assumiu o trono. Talvez já não tivesse muitos amigos desde aquele período. Nunca vamos saber. Certamente seu substituto poderá ser mais "aceitável" - a Igreja católica não quer perder mais fiéis. Tendo em vista que o novo Papa será chefe de uma nação católica com mais de 1 milhão de seguidores, rogamos a Deus que ele também queira seguir "à risca" à Palavra de Deus!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CIDADES MELHORES - OS "VERDES" SÃO CONTRA!

Ser "ecologicamente correto" é a moda em nossos dias.  Muitos ambientalistas apresentam suas teorias,(algumas em lados opostos), mas a turma dos "verdes" tem tido muita força da população em geral - é que todos sentem medo de que o mundo possa ficar ainda pior do que está! 
Pode-se dizer que há uma "guerra" entre os ecologistas e os governantes, em quase todas as cidades do mundo. A população está se mudando para as metrópoles em busca de mais trabalho, melhores condições de moradia, saúde, educação, lazer,etc. Precisam de um lugar para morar, mesmo que seja nas áreas mais afastadas das cidades -(talvez cidades-satélite) - é imperativo abrir espaço para condomínios, casas, escolas, fábricas, estradas, rodovias, acessibilidade. 
Neste ponto, aparece a figura dos "eco-chatos" - sei que não estou ferindo suscetibilidades - quem é ecologista "consciente", não é chato! Os eco-chatos são contra-tudo! Nenhum projeto dos governantes é suficientemente bom. Tudo está errado - uma lagartixa precisa ter seu habitat preservado, mesmo que a estrada projetada para passar por aquele lugar, vá propiciar um trânsito mais seguro para milhões de pessoas. (Este episódio aconteceu, de fato,  numa obra que estava sendo construída no Rio de Janeiro - ficou parada por um bom tempo). Entendo e concordo que não se pode permitir a perda de nossas belezas naturais - foram um presente de Deus para nós!  É triste mesmo ver a natureza destruída, é muito ruim  deixar de ver a beleza do horizonte (ocultada por um espigão de concreto), é péssimo ver a imundície que se lança nos rios, lagos e até nas praias (grande parte dos brasileiros ainda não sabe tratar o lixo que produz).  Viver no concreto, não dá!
Mas há que existir um pouco de conciliação, um senso de razoabilidade, um aceno de boa vontade, para se resolver o problema da super aglomeração nas cidades. Para os governantes, não há muitas alternativas: eles são cobrados por mais moradias, mais estradas, mais avenidas, mais redes de energia, mais tubulações para fornecimento de água, etc. Até são cobrados por mais prisões, tal o número de criminosos que há por aí. Para fazer as obras "de graça" para os mais pobres, os governantes precisam do dinheiro dos empresários - eles constroem fábricas, centros de turismo, shoppings, cidades-universitárias, hospitais e até penitenciárias de segurança máxima!  São de gente de alto poder aquisitivo - têm muita grana! E podem comprar extensas áreas de terra para construir seus projetos milionários.  As prefeituras precisam dos impostos que eles pagam, precisam dos empregos que eles geram, precisam do progresso que seus empreendimentos trazem à cidade.
É inevitável - os governantes precisam garantir condições dignas de vida aos seus concidadãos - para isto são eleitos. O que se espera dos ambientalistas, é uma atitude de  cooperação com responsabilidade! Eles também querem uma cidade legal, acessível  - também apreciam o conforto que a modernidade proporciona. Por outro lado, nenhum governante quer morar numa cidade de concreto, destruir a paisagem, estragar as belezas naturais. Só uma atitude pró-ativa, de ambos os lados, produzirá os resultados que a "população" deseja - preservar tudo o que for possível e necessário, mas também garantir o acesso de qualquer cidadão brasileiro à vida nas cidades - vale lembrar: o preço pela execução (ou não) de obras nas cidades, com suas consequências (boas ou más), sempre será pago "exclusivamente" pela população - com seus impostos.
(a propósito, se você conhece alguma pessoa da área, compartilhe este texto).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

QUE MEDO DE SER IDOSA!!!!

Ontem, logo pela manhã, soubemos, pela TV, que um neto (15 anos) matou a avó de mais de 80, porque ela foi acordá-lo - ele "só" queria dormir durante o dia todo - para poder "viver a noite..."  Infelizmente, esse tipo de notícia já se tornou tão comum, que chega a ser banal: é só mais uma velhinha que morreu... Confesso que estou ficando com medo da chegada dos anos - estamos ficando mais vulneráveis a cada dia; e ninguém acorda para o abismo no qual todos estamos caindo. 
Não devemos esperar nenhuma atitude dos políticos - eles têm guarda-costas o tempo todo - seus familiares também! Nós pagamos por esse servicinho básico de segurança para eles - com nossos impostos... 
Para nós, cidadãos comuns, todavia, a situação é diferente: estamos à mercê desses "adolescentes criminosos" porque a Lei concedeu a eles o direito de fazer o que bem entender - a Lei os protege!  
A verdade é que, à medida que se abriu espaço para o "cuidado" dos adolescentes, o cobertor ficou curto, e agora falta respeito, cuidado e espaço para os velhos - quanto mais pobre for o idoso(a), mais exposto estará à violência doméstica! Os ataques aos "velhinhos" são causados por  "adolescentes" -  esta palavra e-l-á-s-t-i-c-a , que dá espaço aos criminosos não imputáveis, segundo a lei. Nesse grupo, pode-se incluir desconhecidos, que assaltam as moradias desses idosos, (às vezes muito pobres), para roubar suas economias, o dinheiro recebido pela venda de alguns produtos agrícolas, alguma propriedade, etc. 
Mas o que mais choca, é quando os ataques são cometidos pelos netos, sobrinhos, e até filhos. Nosso ritmo de vida, o modelo que adotamos para viver - muito rápido, não sobra tempo para nada...- acaba afastando o idoso para uma casinha bem longínqua, afastada, para não atrapalhar a correria de todos as pessoas "ativas" da família - ele pode até morar na mesma cidade - mas fica fora do alcance - não se pode ouvir seus pedidos de socorro...  Imagino que a mente dessas pobres criaturas velhinhas, sem força física para se defender, deve entrar em colapso - aquele "menininho", aquele "netinho", criado com tanto carinho, ao longo de toda uma vida, agora se tornou um estranho perigoso - daqueles que matam friamente, por motivos banais. Matam e ficam impunes - a lei atual tem os mecanismos para "protegê-los" de quaisquer consequências de seus crimes. Quando flagrados, prestam um "depoimentozinho" bem genérico e logo são liberados - no máximo, recebem medidas "sócio-educativas"! Podemos responsabilizar nossos Legisladores em Brasília - são eles os autores dessa Lei de Proteção à Infância e Adolescência - veio com uma linda "capinha de protetora dos indefesos" - todos nós gostamos de sua primeira aparição no cenário da mídia, há vários anos. 
A mim, parece que, na proposta da Lei, já havia uma intenção oculta para dar no que deu: - a situação de total descontrole em que nossas cidades vivem, a absoluta liberdade para delinquir que foi concedida a esses bandidos jovens. Alguém está levando vantagem (de algum tipo) com essa situação de terror que nos envolveu a todos - nossas casas precisam de grades, alarmes; quando saímos de casa, precisamos "vigiar" para não ser vítimas de ataques, agressões e sequestros. E ainda nos dizem que reagir é errado!!! Nada parece ser capaz de conter esses jovens criminosos - as leis não determinam sua prisão; o pior é que mesmo que pudessem ser aprisionados, não haveria cadeias suficientes para "guardá-los". Difícil entender o que aconteceu ao longo desses últimos 10 anos - será que a sociedade organizada (família, igrejas, clubes(sérios), sistema escolar) deixou "correr solto"? Será que as famílias mergulharam nos programas vazios da TV, novelas, internet e deixaram de cuidar da educação de seus filhos? Nesse caso, deixamos que a TV e o computador fizessem o maravilhoso trabalho de "ensinar" nossas crianças? Pelo resultado, as aulas têm sido péssimas! Não se pode esperar nada melhor do que estamos  assistindo e sendo vitimizados - os adolescente-criminosos só estão colocando em prática o que aprenderam nos sistemas de mídia, e o que não aprenderam de bom em suas famílias. Espero que, se você foi tão gentil e leu este desabafo até aqui, use seus contatos e capacitações/ habilidades, para juntos mudarmos esse panorama!  
O premiado Luiz F Veríssimo já fez uma pequena parte - denunciou o programa que expõe a vida de pessoas vazias, mostrando cenas/episódios que não ajudam a construir o País que desejamos para a geração que nos sucederá. A cada um de nós foi concedida, por Deus, uma capacitação para também agir! Só precisamos descobrir o que nos cabe fazer - individualmente, ou em grupo, e colocar em prática! 
No devido tempo, todos seremos idosos! Não dá para deixar como está!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NÃO DEU TEMPO ...

Ainda está doendo muito - as cenas que vimos, repetidas vezes, nos noticiários durante os últimos dias, ainda nos trazem sofrimento. Quanto mais devem doer nas famílias, nos amigos de verdade, os amados.
Quando percebemos tantas vidas interrompidas,  sem aviso prévio, sem tempo para colocar tudo em ordem, com tantos sonhos que não irão se realizar, só nos resta o lamento, a dor - às vezes compartilhada, o luto.
Mas uma pergunta é comum a todos e "incomoda" : por quê não deu pra fazer isso, ou aquilo?
Que pena que não foi possível fazer aquele  projeto tão importante, adiado a cada dia? 
Havíamos combinado um passeio juntos, um bom papo, aquela reforma na garagem... Mas não deu tempo. Tristemente, para aquelas pessoas que ficaram presas no labirinto, o tempo acabou, de repente.
Então, nessa hora de reflexão tão penosa, me permito acrescentar perguntas para nós, que ficamos:
- não é hora de"perdoar" aquela pequena ofensa que nos magoou há mais de 1 ano?
- não é hora de mudar o rumo da nossa vida e fazer a coisa certa - do jeito que precisa ser feito?
- não é hora de colocar as mãos na massa e executar aquela tarefa que sabemos ser tão "urgente"?
- não é hora de abrir mão de alguns dos privilégios que temos, causados pelo excesso de dinheiro       na conta bancária, e promover mudanças "reais" na vida de pessoas que nem têm casa para  morar? 
- não é hora de gastar menos grana com os cachorrinhos e ofertar ajuda "significativa" aos órfãos     humanos"?
- não é hora de desligar a TV (tão repetitiva!) e passar mais tempo lendo um bom livro?
- não é hora de sair da frente do papo virtual e conversar com pessoas de carne e osso - que a          gente   pode tocar, abraçar, dar a mão?
- não é hora de deixar nosso lazer (tão pessoal e indispensável) e passar mais tempo com  nossos        queridos?
E, finalmente, a pergunta mais difícil de encarar:   não é hora de "acertar" a vida com Deus? Enquanto há tempo?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

HITCHCOCK - ENTÃO ELE NÃO ERA O TAL ???

Afinal, um jornalista corajoso teve a coragem de escrever um artigo, publicado  numa revista do início do ano, no qual revela fatos da vida pessoal do famoso cineasta - até então só se ouvia elogios à sua obra fenomenal na arte cinematográfica!
O jornalista revela facetas da personalidade do tal cineasta Hitchcock, que vão desde abusos de vários tipos às artistas (preferencialmente louras), até chiliques e outros comportamentos de uma pessoa aparentemente sem limites.
Não posso dizer que gostei de saber que um homem tão famoso possa ter tido atitudes tão indesejáveis - mas posso dizer que é muito bom saber que os tais super-stars de Hollywood não são "deuses"! Em geral, a mídia fala deles como seres acima de quaisquer erros, defeitos (até na aparência) e "exemplos" a ser seguidos!  O problema é que a moçada, ainda muito crédula nesses "comentaristazinhos", acredita, copia e salva no seu arquivo pessoal de vida! 
E lá está o dano perfeito e acabado - aquele artista merece ser "copiado" - é modelo!
Na vida real, sabemos que ninguém, aqui na terra é perfeito! Alguns tem 1 talento, outros 2, outros até 10! O que se faz com esses talentos depende de cada pessoa - enterrá-los ou desenvolvê-los e produzir bons frutos. O cineasta se deu bem ao produzir filmes de suspense e terror - ficou rico e famoso.  Nas outras áreas de sua vida, a gente não pode julgar - mas podemos não cometer os mesmos erros!
Cada um de nós foi criado por um Ser Perfeito - DEUS - que a todos capacitou em um ou mais aspectos da vida. Ter sucesso, se dar bem, deixar um bom perfume de sua vida, ao longo dos anos, é "escolha pessoal"! Se a opção for seguir o Manual do Fabricante (a Bíblia), então a biografia que vamos deixar será bem mais legal do que a do Hitchcock!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O QUE ACONTECE QUANDO SE TROCA O STAFF


Em nosso País os Prefeitos, Governadores e Presidente são eleitos a cada 4 anos - podem ser reeleitos ou não.  Uma questão fundamental nos diferencia dos Países desenvolvidos, quando ocorre essa troca de comando: na Inglaterra, por exemplo, a turma administrativa (lá se chama staff - aquele pessoal que cuida da cidade, sabe o que está acontecendo e age rapidamente), não sai do cargo, mesmo que o novo Chefe seja de outro Partido Político.  Esse expediente garante que a máquina administrativa não pare na troca de comando - eles continuam lá, nas suas salas, seus postos, mesmos contatos, mesmos telefones. Conhecem-se uns aos outros pelos nomes - quando a cidade é acometida de uma tragédia que exige ações rápidas, tratam tudo por telefone, num primeiro momento; depois alguém providencia a documentação burocrático-legal.
Isto faz toda a diferença numa emergência, se ela ocorrer no início de uma nova administração.
Pelo andar da carruagem, parece que foi exatamente esse vácuo de comando que contribuiu para a tragédia, em Santa Maria, naquela boate mortal. A cada autoridade entrevistada, repetidamente veiculada em "todos" os telejornais, a responsabilidade vai sendo passada de mão em mão, como uma batata quente (literal). Sabemos que houve eleição de prefeito na cidade - quase certamente, sua equipe está ainda sendo formada - é preciso "acomodar" os acordos políticos que garantiram a eleição - cada Partido da Coalizão, tem sua lista de nomes para ocupar determinados cargos.
Nós, cidadão brasileiros, bem sabemos quão danosos são os efeitos desse modelo "democrático" para a administração de nossas cidades:
- cada novo Secretário forma uma equipe com pouca concatenação, alguns não se conhecem previamente, outros não têm competência técnica comprovada e precisam de muitos "assessores especialistas"(encarece!). Tudo isso exige tempo para determinar os chefes dos postos-chave, aqueles que irão merecer um lindo gabinete! Nesse caso, como as ações de emergência não funcionam no "modo automático", quando acontecem as catástrofes, os desastres, as tragédias, se for no início de um novo Governo, os contatos não existem, as idéias de um podem ser opostas às do outro, muitas vezes, e providências que uma pessoa experiente poderia tomar em questão de minutos, são postergadas e depois, perdem a eficácia, perdem o valor! Uma olhada para trás, em nossa história recente, irá revelar que tragédias ocorreram, com muita frequência, nos finais ou início de cada ano - muito natural: é o melhor tempo para festas, comemorações, eventos grandiosos, etc.  Tristemente, é forçoso reconhecer que as tragédias que envolvem muitas vítimas, parecem doer mais do que aquelas menores, com uma, duas pessoas falecidas. A mídia dificilmente "valoriza" tanto a dor solitária de uma família...
Mas, na tentativa de chegar à uma medida prática, proponho que os funcionários públicos do executivo sejam concursados (portanto, de carreira) e não possam ser transferidos de seus postos, a não ser por justa causa.  É possível abrir alguma excessão para os assessores "realmente pessoais" para o novo Chefe, mas esse número deve ser bem reduzido. Se funciona bem nos Países do 1º mundo, por que não dará certo em nosso País?  Evidentemente que tais funcionários não poderão fazer parte de nenhum Partido Político - obrigatoriamente serão apartidários!!  Então, no apagar das luzes do ano administrativo, no período de férias parlamentares e judiciais, a máquina pública continuará a caminhar de modo eficiente, de modo a atender às necessidades dos cidadãos comuns, como nós, como os jovens de Santa Maria, que prisioneiros numa arapuca, precisaram de socorro urgente e não foram atendidos a tempo!