terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O QUE A DOUTORA DIZ SOBRE OS CELULARES

A reportagem está numa revista de circulação nacional, do início de janeiro: é de uma "doutoríssima" em neuro ciência, britânica de carteirinha, chegou ao ápice da carreira (granjeou alguns inimigos, "por ser mulher"), e fala com muita simplicidade sobre os assuntos da ciência - basicamente sobre o "funcionamento" do cérebro.   A entrevista é longa, quem quiser saber mais,vai ter que procurar - ela se chama Dra. Susan Greenfield.
Em suma, ela diz que o a dependência excessiva que a nova geração tem desenvolvido com a internet, smartphones, tablets, Iphones, Ipad, Ipod e outros desses aparelhinhos "indispensáveis" em nossas vidas, pode causar danos tão irreparáveis quanto os causados pelas doenças que aparecem com a velhice.
O argumento dela lembra que alguns dos nossos adolescentes e jovens (alguns, não tão jovens!), não desligam mais o fone de ouvido, não conversam mais com os familiares, nunca se permitem o prazer de um passeio num parque ou à beira mar, não batem uma bolinha, não "participam" do mundo real  -  eles acham tudo muito sem graça,  muito devagar.
Eles atendem instantâneamente ao primeiro toque do smartphone, à chamada do skype, do tablet, qualquer um - mas estão literalmente surdos quando uma pessoa de carne e osso fala com eles -
- o fone de ouvido bloqueia a comunicação!
O que a brilhante Doutora afirma é que algumas áreas do cérebro deixam de ser estimuladas pelo "não uso", no caso dos "não relacionamentos humanos", e perdem a função - muito semelhante à perda de  memória dos idosos, vitimados pelo mal de Alzheimer.   Ela deixa claro que não está dizendo que o uso desses equipamentos moderníssimos vai deixar todos doentes - não!
A tese dela é sobre o uso inadequado de apenas "parte" do cérebro - ela usa o exemplo de um carro: pode ser muito útil, mas também pode matar, se não for usado corretamente; assim, o cérebro, usado numa área restrita, só para a alta tecnologia, por exemplo, mesmo que seja de bom nível, deixa de desenvolver outras áreas que só se desenvolverão com experiências e relacionamentos humanos, com pessoas de carne e osso, sofrimento, alegrias, vitórias, derrotas - coisas e fatos reais - de verdade!
O que se pode "pensar" disso, então, nós, simples mortais - não geniais como a doutora?
Creio que o "genial" Rei Salomão, há mais de 2 mil anos, já tinha a resposta na ponta da língua:
"Há tempo para todas as coisas - amar, chorar, sorrir, trabalhar, descansar, deixar de gostar, comer, fazer dieta, falar ao celular, etc." (claro que esta é uma interpretação do que ele falou!).
A sábia doutora do nosso tempo, está dizendo a mesmíssima coisa:  é preciso saber dosar o tempo, para usar do modo certo o cérebro perfeito que Deus deu a cada um!
Olhando assim, até parece "genial" o velho dito popular, "sabendo usar, não vai faltar"!

domingo, 27 de janeiro de 2013

NEM TODA A ALEGRIA É SINAL DE VIDA

Estamos ainda em choque, pela notícia mostrada nos noticiários, sobre a tragédia que ocorreu, nesta madrugada, numa cidade do interior do R.G.Sul - Santa Maria - quase no finalzinho do Brasil. Aconteceu numa boate, estavam cerca de 1.5 mil pessoas e já se contam mais de 230 falecimentos.
Sei que os pais e familiares nem conseguem pensar em qualquer coisa neste momento - só podem chorar!  Nada mais a fazer - muita dor! Todos os cristão, estamos orando para que Deus mande Seus anjos (podem ser pessoas) para consolá-los, ajudá-los nas coisas práticas!
Mas para quem está distante, como eu, é inevitável a reflexão - o pensar nos "por quês":
- o quê leva 4 mil seres humanos a escolher um lugar assim para passar a noite toda, com música muito alta, desconhecidos bêbados ao lado,  drogados, presenciando e participando de atos provavelmente não aprovados por sua própria família, amizades de momento?
- por quê as autoridades permitem que esse tipo de estabelecimento abra suas portinhas "tão pequenininhas", sem vias de escape suficientes para emergências, que podem ocorrer em quaisquer eventos onde haja aglomerações?   - pelo pouco que se sabe, ainda muito recente o acontecido, a festa foi muito bem divulgada - a cidade é sede de uma grande Universidade Federal - atrai gente de todo o Brasil e dos países vizinhos -  havia pessoas com 2 passaportes -(dizem que dificulta ainda mais a identificação) - então, pode-se concluir que foi uma festa grande - toda a cidade sabia do evento - a boate é "tradicional".  Será que não houve tempo hábil para as vistorias prévias por parte das autoridades responsáveis?   
Pelo que me consta, quando há divulgação de grandes eventos em Igrejas "evangélicas", as exigências de segurança são grandes...- a mídia cobra! 
A empresa que promoveu o evento não deve ser pequena, nem inexperiente - deve conhecer todas as regras do jogo. 
- será mesmo verdadeira a tese, sempre enfatizada, que tais eventos trazem dinheiro para a cidade que os sedia? -  sempre se alega que os hotéis lucram, os restaurantes lucram, os taxistas, os shoppings, o comércio em geral, etc.etc.  Mas, e agora, para onde foi todo esse lucro?  De onde vai sair o dinheiro necessário para cobrir as despesas que o vil metal pode pagar? Certamente, não dos donos dos hotéis, dos restaurantes, dos taxistas, dos lojistas. Talvez os organizadores da festa levem alguma multa . Mas o dinheiro gasto com os serviços dos bombeiros, ambulâncias, hospitais, plantonistas, SAMU, SUS - tudo isso sai do nosso bolso - pagamos com nossos impostos!
- pior que isto - o prejuízo verdadeiro - a perda dos filhos, filhas, netos, netinhas queridas - dinheiro nenhum paga!  Neste momento há famílias inteiras abraçadas, em pranto, alguns avós e bisavós  provavelmente sob cuidados médicos (o coração está doendo muito!), a cadeira vazia, a cama que nunca mais precisará ser arrumada pela manhã!
Lamentável, sob qualquer aspecto!  Muito triste, principalmente, constatar que tantos jovens, estudantes "com cérebro", nos quais nosso País depositava confiança e recursos financeiros, não haviam encontrado motivação de valor verdadeiro para suas vidas!  Sentiam necessidade  de frequentar locais assim, tão cheios de tanta gente vazia e tão perigosos!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GERUNDISMO

Ainda não está muito claro para mim, a razão pela qual, de um ano para outro (já faz mais de 5 anos), a turma resolveu se expressar numa língua nova, aqui no Brasil: o gerundismo!
É um tal de "vamos estar encaminhando", vamos estar abrindo, pedimos que estejam localizando, esta ligação poderá estar sendo gravada - que a gente se irrita logo - preste atenção quando alguém do tele marketing liga para você - é fatal! 
Mas só se irrita a gente antiga, mais observadora, com mais tempo para os detalhes.  
A turma jovem, que adota os modismos mais facilmente, embarcou legal (os não tão jovens também!) e não consegue mais falar qualquer frase com os verbos na forma direta - só gerúndio. Talvez eles considerem que falando assim, estão sendo mais suaves, menos invasivos, sei lá! 
Mas não acontece nada disso - o papo fica óbvio, repetitivo, mais longo, menos objetivo! 
Houve um governador em Brasília (o coitado se deu mal em outras questões), que fez até uma lei para acabar com o "gerundismo" - veja só a que ponto a coisa pegou por lá!(não sei se a lei pegou!)
A moda do "politicamente correto", importada dos EUA, resultou num medo coletivo de dizer o que se pensa, falar o que precisa ser dito, ser objetivo nos pronunciamentos - percebe-se que as pessoas fogem de palavras e frases contundentes. Será medo de falar o que não deve e depois ser cobrado? Talvez em esferas judiciais? Pode haver exemplos que justifiquem esse medo coletivo.
De todo modo, penso que esses modismos só empobrecem a língua portuguesa-brasileira.
Bons professores estão em falta - muitos cometem sérios erros de português e já adotaram o gerundismo também! Mas tem remédio - leitura! - livros de verdade!
Não dá para esquecer: qualquer vício é ruim - até o de linguagem!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O PROFESSOR STEVE JOBS DA APLLE

Ontem apareceu, na rede, uma lista com 10 conselhos do Steve Jobs, para uma vida de sucesso - faz sentido - ele foi um cara de muito sucesso - pode dar aula mesmo! São conselhos excelentes! 
Quem conseguir segui-los, vai se dar muito bem, com certeza!
Para quem não está muito familiarizado, Steve Jobs foi um americano genial que criou a APPLE -uma empresa gigante no ramo de computadores, internet, telefonia celular, todos os aplicativos que se possa imaginar em matéria de jogos, equipamentos, ferramentas virtuais, programas, inovações tecnológicas, etc.etc. Ele conseguia pensar em vários "idiomas" ao mesmo tempo, se é que isso é possível!  Estava muito à frente da sua turma - por isso mesmo, era difícil trabalhar com ele - fazia inimigos, mais do que amigos. Pode-se pensar naquele velho ditado: "quando todos os outros estavam plantando o milho, ele já estava com a polenta pronta!" Era mesmo polêmico! Quase sempre tinha razão!    Infelizmente, faleceu há alguns meses, vítima de câncer.
Um de seus conselhos, chamou minha atenção particularmente: mantenha distância dos  piadistas - são pessoas que se acham muito engraçadas, fazem piada de tudo; ele considera que não são produtivas, não conseguem manter o foco! - concordo com ele! O sábio Rei Salomão, há mais de 2 mil anos,  já dizia: - "há tempo para rir e tempo para chorar..."
Mas, pelo pouco que sabemos de sua vida particular, parece que faltou um conselho para o próprio Steve Jobs -  a vida, aqui na terra, é passageira, curta demais!  Por maior que seja o sucesso, ainda assim, não dura quase nada! É preciso pensar na eternidade!  Pensar no depois da morte!
Poucas pessoas no mundo atual tiveram tanto sucesso quanto esse cara! Fama, fortuna, jatinho particular, cadeira VIP, jantar com a Rainha, jantar na Casa Branca! Ele teve quase tudo!  Mas não teve saúde, não teve alegria na hora da partida.  Sinto tristeza por pensar que ele pode ter morrido sem esperança de uma vida plena no céu! Um cara inteligente como ele seria o máximo no paraíso! 
A gente não sabe para onde ele foi - felizmente, só Deus sabe! Tomara que o Steve Jobs tenha tido a mesma chance que teve o ladrão da cruz - quando estava ao lado de Jesus, na hora da morte, ele se entregou  e recebeu, do próprio Jesus, o bilhete de entrada, bem a tempo! 
O Steve também teve tempo para pensar em céu e inferno - ele ficou doente bastante tempo - alguém deve ter falado com ele! Talvez tenha aproveitado a chance.
A questão é que a maioria das pessoas não tem a chance do ladrão da cruz e nem a do Steve Jobs (ninguém quer isso mesmo!) - para a maioria de nós, a morte chega sem avisar...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EMENDAS PARLAMENTARES

Quem acompanha os noticiários, já ouviu muitas vezes a expressão "emendas parlamentares". Trata-se de pequenos Projetos de Lei, que os deputados apresentam à Presidência da Câmara, nas quais solicitam liberação de verbas para seus Estados de origem, para benefício de seus eleitores particularmente!  Geralmente, são verbas milionárias para todo tipo de Projeto: escolas, hospitais, estradas (que às vezes passam na frente de suas próprias fazendas!), projetos de irrigação, pontes até até onde não tem rio, etc.
Mostrada assim, a foto fica bonita - até merece elogios! Mas é preciso considerar que a tarefa de "executar as obras", segundo nossa Constituição, é da competência do Prefeito, às vezes do Governador e, eventualmente da Presidente!  Eles são os "Executores"!  Então, não "funciona" quando um "legislador" quer determinar a execução de uma obra pública. Não é o trabalho dele - não foi eleito para isso - não sabe fazer isso - não tem nem equipe para isso.
Por quê, então, os deputados brigam tanto por tais emendas?  A expressão "brigar" é adequada - eles brigam no sentido literal (às vezes saem no tapa)!  Quase sempre, barganham com o líder do Governo na Câmara Federal para votar a favor dos Projetos da Presidente:  "se "ela" liberar a verba para a minha emenda, então eu voto a favor". É claro que a gente não flagra esse tipo de diálogo - nunca é aberto - sempre é feito em salas bem fechadas.  Mas funciona desse jeito mesmo!
Então, voltamos ao velho tema do "político profissional" - ele precisa mostrar serviço em seus domicílios eleitorais, senão perde a próxima eleição e aí, adeus vida boa! Como é que ele vai viver então? Não sabe fazer outra coisa na vida! Só sabe ser político!
Por isso precisa construir estradinhas, escolinhas, hospitaizinhos,etc.  Mas o dinheiro para essas obras sai do nosso bolso - é imposto que pagamos - todos nós, cidadãos do Brasil inteiro!
Precisamos de uma releitura da Constituição: "legislador" FAZ LEIS e FISCALIZA o Executivo -
SÓ isso!  O Poder Executivo (prefeito, governador e presidente) elabora projetos e EXECUTA - depois será fiscalizado pelos legisladores e pelos juízes.  Já está na lei - é só cumprir.
Qual é o meu e o seu papel então?  Escolher melhor o cara em quem vamos votar - só eleger quem tem ficha limpa, de verdade!  Alguém que já mostrou serviço!  Que já é trabalhador!
Se é filho de rico, de empresário ou de político, quase certamente NUNCA trabalhou na vida!
Como  podemos esperar que irá "trabalhar" justo lá em Brasília? Hein?

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

QUE INVEJA DOS AMERICANOS

Ontem foi o dia dos americanos - a posse do Presidente Obama - o dia da Michelle!
Sabemos que muitos americanos  não gostam deles, alguns com razões plausíveis - tudo bem - lá, a democracia existe, de verdade! Mas não há como negar que a família Obama é muito simpática! Talvez por ser parte da minoria, talvez por não ostentar fortuna, pela cor negra, por se alinhar com os excluídos - eles são mais aceitáveis ao resto do mundo - são mais parecidos com o resto dos cidadãos comuns.
Mas a minha invejazinha, nessas horas, é por causa do patriotismo demonstrado pelos americanos, a gentileza e o respeito entre vencedores e vencidos, o compromisso dos que já foram presidentes: NUNCA MAIS se envolvem com política!; também o orgulho que demonstram ao cantar o hino nacional, ao ver a bandeira tremulando!
Claro que uma Nação precisa de muito mais do que isto, mas estes pequenos detalhes deixam a cena muito bonita!  Fazem o País ter cara de seriedade, honra! No rosto de cada cidadão americano, a gente percebe orgulho de seu País: para eles, é o melhor do mundo!
Quem sabe a gente aprende algo com eles ? Começar por aprender e cantar o Hino Nacional em posição de respeito? Com emoção? Já será um ótimo começo!  E começando pelos adultos mesmo! Os jovens estão só olhando!
Nosso Brasil tem muita coisa boa - excelente! Dá para sentir orgulho do Brasil - orgulho pró-ativo! Não só palavras - "votar certo" faz parte! E não vale culpar os políticos pela falta de patriotismo!

domingo, 20 de janeiro de 2013

TER SUCESSO - O QUE SIGNIFICA, DE FATO?

Nossa vida aqui na terra vai acabar - algum dia - esta é a "única" certeza que todos temos, de fato! Assim, nada incomum quando recebemos a notícia da morte de alguém - mesmo os desconhecidos - sempre nos causa tristeza.  Ouvimos nestes dias o anúncio da morte de mais um artista global - famoso antigamente, competente, prestigiado (antigamente).  Mas sua morte causou tristeza - pela forma como aconteceu. Tendo sido assassinato ou não, de toda forma, está evidente que ele morreu sem amigos, sem esperança, sem saúde, com muito medo de continuar vivendo e incerteza sobre o "depois". Teve sucesso, amigos e dinheiro enquanto sua imagem "vendia". Com o chegar dos anos, tornou-se mais crítico, sua companhia já não era tão desejada pelo pessoal "superficial" que habita na mídia, deixou de receber propostas para atuar e se isolou. Virou um ermitão - ele se bastava! Não é preciso conhecê-lo pessoalmente para imaginar seus dias que não acabavam mais, suas noites de insônia, seu vazio interior. Quanta diferença do tempo em que tinha 30, 40 anos! Seu tempo útil de sucesso durou 3 décadas aproximadamente - não é nada!
Agora está sendo "homenageado" - vai merecer até um "especial"! Mas já não faz diferença - o lugar para onde ele foi não tem internet! Nem avião para ir para outro lugar - é definitivo! 
A palavra sucesso tem sido banalizada - o caso dele é só mais um!
Mas ter sucesso, de verdade, é ter vida plena, seja qual for a profissão escolhida! Ter sucesso é viver "todos" os dias da sua vida com a certeza de que, no final, tudo vai ficar bem - a vida depois da morte será muito melhor, porque será na Casa de Deus - afinal, lá é o Paraíso!
Quem diz que isso é conversa, que não há certeza alguma, pense comigo: se não há nada mesmo do lado de lá, a gente não perde nada se tiver escolhido viver com essa esperança, não é?   Afinal, todos queremos viver do modo correto. 
Mas se a vida pós morte existir, de fato, não será mais sábio ter a certeza do lugar  para onde se vai? Preparar-se para a essa viagem, que vai chegar para todos nós, a qualquer momento, independente do "sucesso" que tivemos aqui!  Será que já não está passando da hora de cada um se informar?  Conheço muita gente que já reservou hotel!

sábado, 19 de janeiro de 2013

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O assunto "pastores entre os mais ricos" não me pareceu tao interessante - nem pretendia dar atenção - tão repetitivo...
Mas entrei no provedor que trazia a manchete - aquele do gritinho do Tarzan,sabe?
Dei minha opinião do seguinte modo: " o enfoque da manchete está errado - foi escrito assim, porque vende mais! -  a verdade é que quando se trata de grana, ninguém tem o direito de acusar qualquer outra pessoa - todos somos vulneráveis, dependendo da ocasião - o que diferencia, é a questão pessoal com Deus".
Meu comentário foi bloqueado - evidentemente não interessa, porque não fiz coro com a  maioria, que se diz "pensante"!   Não xinguei a "crentaiada".
Mas agora, vou opinar neste espaço, que julgo ser meu (pelo menos por enquanto...).
Ser rico em nosso País é considerado de muito bom tom. Se for personagem da mídia ou das artes, então, é considerado um vencedor, quase um herói. Todos se derreteram em louvores à dama da TV falecida recentemente - nenhuma voz se levantou para falar que ela enriqueceu à custa de seu público(que a endeusava!); ninguém a criticou pela quantidade exagerada de jóias caríssimas, coleção de carrões, e outros itens de alto luxo. Não ouvi uma referência, sequer, às possíveis doações que ela tenha feito para os pobres, sem mostrá-los na TV! Mas é certo que ela chegou onde chegou, explorando a audiência de pessoas simples, que só assistem à TV aberta, em sua maioria. Tudo bem que ela tinha charme, ela muito esperta, e agradava. Mereceu o sucesso. E recebeu todas as honrarias possíveis - até oficiais. Só recebeu "elogios" ! 
A expressão "evangélicos" é que muda tudo - esta palavrinha enfurece, determina reações incríveis no pessoal da mídia. Trata-se de um paradoxo, porque são eles próprios os que mais exigem liberdade de expressão, de pensamentos, de escolhas, de modo de vida, etc.
Mas o tema "evangélicos ricos" recebe tratamento diferente - crente não pode ser rico! 
Pastor, então, tem que ser miserável, andar de fusquinha, morar em favela, etc.etc.
É claro que não se pode ficar rico às custas do Evangelho de Jesus Cristo. 
Ele próprio condenou e deu exemplo: foi pobre! Está errado explorar a boa fé do povo desinformado, se for o caso. Pastor de verdade não busca riquezas pessoais!  Não busca sucesso!
Mas não o fazem as novelas, os programas de auditório na TV, os cantores famosos?
Também não ganham dinheiro explorando a audiência de seus telespectadores?
Suas músicas, estórias e shows não dependem também da aprovação do público, para vender?
Não pertenço à nenhuma das denominações lideradas pelos tais "pastores ricos".  Não concordo com seus métodos. Mas não dá para negar que eles alcançaram o sucesso! Encaixam-se  perfeitamente no modelo desejado por todos os brasileiros - hipócrita quem negar! Eles são bem sucedidos, acharam o caminho das pedras!
Todos os empresários do mundo gostariam de ter o mesmo sucesso! 
Quanto à questão com Deus, trata-se de motivação particular de cada um - lá no fim da linha, eles vão ter de se explicar e serão julgados (para o bem, ou para o mal)!  
Qual é a bronca então?  Inveja!!!  Acho, até que esses "fabricantes de notícias" bem que gostariam de ser filhos desses pastores que eles tanto criticam! Gostariam de desfrutar de suas doações, seus presentinhos -  adorariam receber uma bela mesada deles!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NÃO VAI HAVER CARNAVAL

Hoje foi confirmado: não vai haver verba para o Carnaval em Floripa - logo, não haverá desfile!
Conheço pessoalmente 2 pessoas que curtem o carnaval - desfilam mesmo!  O que me disseram sobre esta questão, é que para elas não muda nada - nunca viram a cor do dinheiro que sempre foi liberado pela Prefeitura nos anos anteriores!  Cada participante paga pela sua fantasia - é assim que a coisa acontece!  O destino do dinheiro que as escolas recebem, elas desconhecem.
De algum modo, elas continuarão a sambar no carnaval - do jeito que sempre fizeram.
Fiz uma pesquisa rápida com as pessoas que contactei nestes dias, e o que descobri me fez pensar: - não gostam de carnaval, não desfilam, às vezes olham pela TV, algumas apreciam o desfile - mas nenhuma dessas pessoas concorda com o gasto do dinheiro público para esse tipo de festa.
Sei que não sou pesquisadora - minha pesquisa não vale - mas dá o que pensar. 
O prefeito eleito disse que não teria tranquilidade para gastar 10 milhões de reais com carnaval, sabendo que há tantas outras necessidades urgentes em nossa cidade! Faltam hospitais, escolas, creches, ruas de bairro pavimentadas, policiamento, serviço de coleta de lixo (para quem mora na periferia), emergências - a lista é gigantesca!   Some-se aos 10 milhões, o que se gasta com o pós-carnaval (hospitais, polícias, cadeias, cuidado dos bebês sem pai que serão gerados, etc.).
Todos sabemos que com essa grana, dá para executar algumas obras prioritárias da Prefeitura (nossas!).  A questão se restringe a eleger as prioridades - há muita coisa a ser feita e falta dinheiro!  Parece bem razoável - o prefeito merece nosso apoio! 
Dez milhões de reais é muito dinheiro, para a maioria dos brasileiros - nós, os comuns! Talvez para os "gastadores profissionais políticos", seja uma quantia pequena - eles precisam de bilhões! 
Lamento dizer, sem querer ferir suscetibilidades, mas para a maioria da população brasileira, desfile de carnaval não é prioridade, não faz falta. Precisamos ter em mente que o Brasil é muito maior do que a cidade do Rio de Janeiro e todas as capitais dos Estados - o número de brasileiros que não curte carnaval é maior!   Quem promove essa "festa popular" é a mídia - tem material de reportagem para 60 dias - não é pouca coisa!  Falar em preservar a cultura é com eles mesmo!
Será justo que todos paguem por essa festa de alguns poucos?
Não seria o caso de se fazer uma pesquisa profissional e isenta para ver se é isso mesmo? 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NOME DE POLÍTICOS EM HOSPITAIS E ESCOLAS, NÃO!

Vivemos no País das homenagens - em todos os Hospitais, as  Escolas, ruas, avenidas, todos os viadutos, estádios e até presídios - há uma linda placa com o nome de alguém importante: político, mãe de político, artista de sucesso, esportistas, religiosos - a lista é grande! 
Acho isso muito inadequado, e explico:  os políticos "benfeitores" não fazem mais do que a obrigação em trabalhar direito - são muito bem pagos para isto! Suas mãezinhas, então, nunca saíram da zona de conforto, para ajudar alguém (deve haver alguma excessão!). 
Os artistas, os esportistas de sucesso, os empresários bem sucedidos que abriram o bolso para beneficiar os cidadãos pobres - eles chegaram ao nível de sucesso por causa do povo - já receberam sua recompensa!  
Se alguém julga necessário homenagear alguém,construa um obelisco,uma estátua - é mais barato! 
Hospital tem que ter nome de hospital, escola tem que ter nome de escola (pode ser do bairro), avenidas, ruas, BRs tem que ter número - como já se faz nas cidades modernas!
Quem nunca ouviu falar na 5ª avenida de New York? Em Goiânia, as ruas têm número também. 
No caso de Santa Catarina, nossa principal BR tem o nome de um político paulista que nunca morou aqui! Foi um cara legal, é certo, mas não tem nada a ver com os catarinenses. 
Que tal Escola  Fundamental do Campeche?  Hospital Central? Creche do Jardim tal?
Fica mais fácil localizar, acaba com essa ideia de castas superiores, deixa o povo todo no mesmo nível!  Aí dá para falar que todos os cidadãos são iguais perante a lei!  Na real!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FALTA CADEIA - SOBRA PRESO - QUEM QUER FICAR COM ELES?

Nossas leis estão merecendo uma reescrita, já faz algum tempo - em todas as áreas.
Mas há uma situação que nos afeta demais - a criminalidade, o alto grau de exposição ao perigo a que estamos sujeitos: nós, nossos familiares e amigos. Todos dizemos que é preciso botar o criminoso na cadeia, que lugar de bandido é atrás das grades, etc. Tudo verdade, tudo muito pertinente!
O problema para colocar esse nosso querer em prática, é que faltam celas - falta cadeia!
E, pior que tudo, além da alegada falta de dinheiro (choro de todos os prefeitos), nenhum município quer ter um presídio em seu território - se for de segurança máxima, então, nem pensar!  
Dá para entender, até certo ponto.
Nenhum de nós quer ter vizinhos tão perigosos, com seus visitantes e familiares tão indesejados...
Mas, enquanto nossa legislação fica como está, sem penalizar os "adolescente menores", por exemplo, não tem jeito - é preciso construir mais cadeias - o crime está com as rédeas soltas!
Alguns sugerem que a lei seja reescrita da seguinte forma : as cadeias devem ser construídas nos estados onde ocorrem mais crimes, em equivalência proporcional ao índice demográfico - 
- simples: quem tem mais criminosos em seu território, deverá ter mais lugares adequados  para abrigá-los. Não parece justo?
Essa choradeira dos prefeitos e mobilizações incentivadas para não autorizar a construção de presídios, precisa acabar - cada município deve arcar com o ônus de seus próprios "criminosos"- seus cidadãos, por mais difícil que seja encarar esta verdade!   
Tudo fica distribuído equitativamente!    Acho legal e justo, sim!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DE NOVO NA GASTANÇA EM BRASILIA!

Será que estou sendo repetitiva, ou o assunto merece mesmo ser cutucado à toda hora? 
"Água mole em pedra dura.."
Não é que a turma lá do Parlamento de Brasília está de novo na gastança do nosso dinheirinho?
Agora é a reforma dos apartamentos funcionAIS, para os deputados federAIS - 280 milhões de reAIS!
A justificativa é sempre a mesma: fazemos a reforma dos apartamentos atualmente desocupados, mobiliamos e economizamos com o auxílio moradia.
Isto acontece quando os deputados escolhem morar em outro lugar, porque consideram que o apartamento oferecido pelo Governo não está em boas condições!  Pode isso?  Então eles ganham um apartamento mobiliado para morar de graça, em Brasilia, e ainda não é suficiente?  
Nosso dinheiro ainda precisa ser gasto com reformas, mobília, eletrodomésticos e outros acessórios?  Que conversa é essa, gente? 
Parece que o salário que recebem é insuficiente para pagar suas próprias despesas com moradia! Vamos ajustar o salário deles, e deixá-los a cuidar de suas próprias contas!  
- é assim que funciona nos países do 1º mundo! E funciona muito bem!

BOMBINHAS ROUBOU A MINHA IDEIA!!

Se você não leu, escrevi dias atrás um texto titulado CATRACA NA ILHA DE FLORIPA.
Pois não é que os administradores do  município de Bombinhas estava ligado e já adotou a sugestão?
Só que lá eles deram o nome de pedágio - mesma coisa - tem que pagar para entrar no paraíso! Pode parecer antipático, à primeira vista, mas é uma medida muito correta - organiza e responsabiliza!
Parabéns à equipe administrativa da Prefeitura de Bombinhas!
Agora, acho que até eu vou dar uma chegadinha por lá - antes, o acesso era impossível!  
Será que a Prefeitura de Floripa também  está ligada?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

AVENTURAS RADICAIS-

Novamente um jovem do Brasil ficou perdido ao participar de uma aventura radical em Machu Pichu -  até a diplomacia brasileira foi envolvida na missão de salvamento - talvez seja de família importante para conseguir esta mobilização.  Foi apenas mais uma dessas aventuras que terminou mal.  Dias atrás, houve outro, um bombeiro que se perdeu na mata, no interior de S.Paulo - resolveu fazer uma trilha (que já conhecia) e não levou equipamentos necessários para qualquer imprevisto - deu no que deu: muitos dias de angústia para a família e amigos, muito trabalho para a equipe de salvamento. Neste último final de semana, um menino jovem sofreu outro acidente muito grave com sua moto, numa aventura radical oficializada - um rali de motos.
O que une as 3 histórias, além do gosto por aventuras radicais, é a falta do cuidado prévio com a avaliação dos riscos. Aventuras radicais envolvem riscos - senão, não seriam radicais!
Já tivemos casos de adolescentes perdidos em trilhas, famílias com bebês que se aventuraram em passeios de embarcações,e outros casos semelhantes, que terminaram em desastre e dor, por falta de precauções, cuidados mesmo.
Então, depois que a situação já saiu de controle, busca-se o poder público para ajudar nas buscas - bombeiros e policiais são deslocados de suas funções de rotina, para fazer o trabalho de salvamento e resgate, com seus mais sofisticados equipamentos - nesse ponto ocorre o uso dos dinheiro público, para pagar gastos particulares!
Nunca fiz trilha de verdade, já participei de algumas aventurais quase radicais - foi muito legal! Meus sonhos de aventuras radicais, atualmente, se limitam a viajar sem guia turístico, mesmo para países de língua estranha - (alguém para determinar qual monumento devo visitar, é dose!).
Contudo, é difícil aceitar a idéia de pagar por gastos alheios, quando eles decorrem de escolhas mal feitas!  Concordo que as pessoas em situação de perigo, precisam mesmo de salvamento imediato!
Nenhum valor é alto demais ,quando se trata de salvar uma vida!
Nada contra trilhas, escaladas, esportes radicais - quem tem vigor físico e grana, pode se arriscar. Mas a responsabilidade (custos) por quaisquer acidentes, imprevistos, resgates, precisa ser considerada, antes de sair por aí, enfrentando riscos, para si ou para ( ou outros).
O direito e a responsabilidade precisam andar juntos - senão, fica desigual para todos!

sábado, 12 de janeiro de 2013

O ESTRANGEIRO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Florianópolis é uma cidade privilegiada - o visual é belíssimo e muito variado - há paisagens e belezas para todos os gostos!  Não admira que tanta gente venha só para ver e decida ficar de vez.
Eu e minha família também fizemos assim. E está sendo ótimo!
Contudo, por se tratar de uma ilha tão bela e aprazível, acaba atraindo para cá, algumas pessoas não tão conscientes da preservação desse paraíso. Elas se aproveitam do descuido e despreparo de alguns prefeitos, e constroem residências em locais que precisam ser preservados, exatamente para garantir a manutenção da beleza! 
Nossa Lagoa da Conceição está muito poluída. Há dezenas de casa à beira mar, de gente assim, que solta o feio esgoto de suas belas casas direto na Lagoa!  Não são iletrados nem pobretões - não são ignorantes do estrago ambiental que estão causando - é gente bem informada. Sabem que é necessário fazer o tratamento do esgoto. Mas isto custa caro - assim, ignorando, por opção, as leis de proteção e defesa do meio ambiente, vivem no vácuo causado pela incapacidade de controle por parte da administração pública! Moram num paraíso, com vida curta! 
Dias atrás, um cidadão de outro país, que resolveu se mudar para cá, há mais de 10 anos, deu uma entrevista falando da situação - ele a considera absolutamente inaceitável - concordo com ele.
Mas ele falou em inglês - em todos esses anos morando aqui,  ainda não conseguiu aprender a língua portuguesa minimamente, mesmo com aquele sotaque característico. Dá para acreditar?
Pessoas assim são pseudo cidadãos: exigem as vantagens que nossa cidade oferece, mas se omitem das ações que exigem trabalho e investimento pessoais, para o bem público.
Pode-se dizer que são  meros sugadores, muito pouco dão de si - não pagam o preço da cidadania.
Não apoio a xenofobia - eu mesma não sou nativa daqui. Se pudesse,também seria proprietária de uma segunda residência, em uma cidade do 1º mundo! (sem deixar a minha aqui, é óbvio!).
Mas quando escolhemos um lugar para viver, devemos participar inteiramente de sua defesa, de seu cuidado. Só ficar com a parte bonita e se esquivar do dever de conservar a beleza deste paraíso, não dá!  As moradias construídas, de modo irregular, às margens da Lagoa da Conceição, precisam ser inspecionadas e seus proprietários responsabilizados,  mesmo que sejam manezinhos!
É tempo de corrigir o erro - parar de poluir já! Queremos de volta o direito de nadar na Lagoa!
Alguém tem acesso ao novo prefeito e sua equipe???

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

INOCÊNCIA PERDIDA

Ao contrário de algumas figuras carimbadas (e ricas) da TV, as quais falam bonito, mas não abrem a bolsa, tenho sentido compaixão de verdade pelas meninas e meninos que estão perdendo o tempo de ser crianças, pulando a fase da adolescência e gerado bebês muito precocemente. 
Quando passamos por eles nas ruas, geralmente muito pobres, dá para ver que são ainda meninas e meninos - não tiveram tempo de se tornar adultos - não puderam curtir a infância de verdade! Também ocorre a mesma situação com crianças da classe alta - só que não se fala delas!
Crianças que já são pais - sem estrutura concreta de estabelecer moradia, sem meios para sustento, sem uma profissão (abandonaram a escola), sem a maturidade emocional para viver suas vidas e, muito menos, para educar seus bebês e transformá-los em cidadãos!  
Entramos num círculo vicioso que pode destruir a sociedade que desejamos (literalmente)!  
Desde o século passado, alguns formadores de opinião criaram esse conceito de liberação de usos e costumes - vida sexual, drogas, modo de viver, crer ou não em Deus, adotar filosofias alternativas,etc. Eram artistas, filósofos, jornalistas, os contra tudo, pessoas que perceberam, desde crianças, que os adultos geralmente são hipócritas - falam uma coisa e fazem outra!
Em suas próprias casas, viam seus familiares mentindo, falsificando tudo, tendo no guarda roupas dois trajes: o que usavam em público (para os olhos dos outros), e uma roupa bem feiinha que usavam quando estavam a sós.  Não podemos culpá-los por ter se tornado tão descrentes, tão desiludidos da raça humana (também eu questionei muita coisa), e ter buscado alternativas para a vida mais coerente, mais transparente.  
O desequilíbrio dessa mudança tão brusca é que gerou essa situação à qual me referí no início.  
Tais filósofos, pensadores, formadores de opinião nunca tiveram base moral e cristã necessárias para se tornar adultos de verdade!  Sempre andaram desgarrados de suas famílias ruins, sempre perambularam pelo mundo, sempre fizeram suas próprias escolhas, mesmo quando criancinhas. Como é que lhe foi permitido ditar comportamentos, criar regras de vida e ser seguidos?
Conheci pais e mães que deixavam a critério dos filhos a escolha de alimentos, vestuário, até a escola onde "queriam" estudar, mesmo quando tinham 3,4 aninhos! Ainda acontece hoje!
Incapazes de dizer NÃO, preferiram o papel de pais modernos, bonzinhos - não queriam imitar o exemplo dos avós (eram tão exigentes!). 
Há uma citação bíblica que é taxativa: "um abismo chama outro abismo" e a queda de nossos valores éticos e morais foi inevitável - ladeira abaixo!  Dá para consertar ? Claro que dá!
Comece estudando o seu próprio manual - você foi criado - tem um manual para uso da sua vida e dos seus familiares - a Palavra de Deus - é o manual do fabricante!
Procure lá as diretrizes de educação de filhos, trabalho, saúde, sabedoria, vida a longo prazo.
Vai levar tempo,  vai ser preciso empenho - mudança de paradigmas para gerações inteiras!
Fala-se demais sobre o direito da criança e do adolescente - apenas palavras - a situação só piora!
É tempo de começar a mudar - você, eu e nossas famílias!  Desligue um pouco a TV - aproxime-se de pessoas cujas famílias deram certo! Descubra seu segredo! E siga o exemplo delas!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MEU POLÍTICO IDEAL !

Nessa virada de ano, todos fizemos novos propósitos de fazer melhor o que fizemos no ano que terminou, e deixar de fazer algumas coisas que não foram boas, não é?
Acontece assim todos os anos e faz muito bem - começar de novo é muito bom!
Pois bem: - tenho uma proposta para nossos políticos (eu e você pagamos o salário deles!)
provavelmente, os propósitos que eles fizeram para o ano de 2013 são muito diferentes dos    
  nossos!   apesar disso, aí vai:
- tirar férias de apenas 30 dias ao ano ( cuidado com as licenças médicas fajutas!);
- em caso de emergência (catástrofes, fatos incomuns na vida do País,etc.),que ocorrem a cada
  ano, todos voltam ao trabalho   imediatamente (talvez 12 h de tolerância seja razoável);
- nunca emendar feriadões - já temos feriados desnecessários que chega - há muito trabalho a ser
  feito;
- trabalhar de segunda a sexta feira - chegar na hora certa, de verdade, como fazem todos os
  brasileiros normais;
- reduzir de 50% o número de assessores - secretários, analistas, técnicos em mídia, conselheiros -   todos deverão ter qualificação profissional específica (sendo ou não parente...);
- pagar com seu próprio dinheiro os serviços de motorista, cabeleireiro, barbeiro, manicure,
  cozinheiro, jardineiro - o que seja - ganham bastante para isso;
- comprar seu próprio carro - nada de carro "oficial"- dá para abrir uma exceção aos cargos do
  executivo;
- pagar pelo aluguel (ou compra) da casa onde querem morar - todos os brasileiros já fazem isso;
- pagar pelas próprias festas e comemorações - inclusive pela bebida e buffês de 1ª linha;
- acabar com as sessões para homenagear pessoas importantes vivas - elas já são homenageadas 
  no dia a dia - se fazem algum bem ao Pais, só cumprem sua obrigação por ser mais favorecidos 
  que a maioria dos brasileiros.
Sei que a lista de cada um é diferente e pode ser até maior - mas estas são, a meu ver, algumas
mudanças que poderiam tornar relevante o cargo que eles tanto lutam para ocupar.  De fato, muitas vezes eles só atrapalham o andar da carruagem com tantas medidas para adiar a pauta de votações, falta de quorum, comissões criadas para fazer muito pouco, sessões solenes para discursos que nem eles próprios conseguem ouvir! Nunca há tempo suficiente para propostas de leis importantes e necessárias à melhoria de nossa condições de vida.
Pessoalmente, não conheço nenhum deputado, senador ou mesmo vereador; mas, sei que alguém que está lendo este texto, conhece - pode chegar perto de algum deles. Pode fazê-lo? Podemos aperfeiçoar essa proposta - quem se habilita?

domingo, 6 de janeiro de 2013

CONSELHO DE GRAÇA

"Se conselho fosse bom, não seria de graça!" - Todos já ouvimos esta expressão, que, em geral é bem  pertinente. Há casos em que os conselhos são tão bons, que dinheiro nenhum no mundo poderia pagar por eles! Geralmente são ditos por pais, avós, familiares mais experientes, amigos de verdade, até terapeutas honestos. Nestes casos, infelizmente, a pessoa que recebe o conselho está desorientada a tal ponto, que prefere não aceitá-lo.
Mas também há ocasiões em que os conselhos são totalmente inadequados e dá vontade mesmo de nem ouví-los.  
O fato é que, quando se quer ajudar alguém, é preciso colocar-se em sua posição, sentar em sua cadeira! A perspectiva muda, dependendo da posição em que se está - ver a real situação do outro, perceber suas opções possíveis. Opinar, quando não se tem nada a perder, chega a ser covardia - por mais que pareça boa vontade. Dar conselhos a alguém querido, que precisa de ajuda, é muito bom - mas requer tato, sensibilidade e, principalmente, oportunidade, o momento certo. 
Na Bíblia há uma sentença fantástica: "na multidão de conselheiros reside a segurança, a sabedoria!"  
Serve para ambos os lados - tanto para o conselheiro, quanto para o aconselhando:  
multidão não inclui você sozinho - "conselheiro-mor"!      O que funciona de fato, é ouvir o coração(se estiver em sintonia com Deus) e depois falar (ou responder).

sábado, 5 de janeiro de 2013

FICAR NA FILA PODE ATÉ SER DIVERTIDO !

A gente reclama das filas: - como é desagradável, demora tanto, "por que não colocam mais gente para atender?", ficar assim por 2,3 dias... Muito ruim.  As emissoras de TV adoram mostrar tais imagens - filas para fazer matrícula em escola pública, fila para marcar exame pelo SUS, fila para...
Ms a fila para comprar ingressos para shows, carnaval, essa coisa toda - essa fila é legal - ninguém reclama! Se for um artistinha importado, então...  O pessoal fica esperando por 2,3 dias - com barraca de camping e tudo - cadeira de praia, cobertor, chimarrão - toda uma parafernália. 
Onde está a diferença?  Pode vir de nossos gostos pessoais,  mas também penso que a gente vai na muito onda das propagandas!   Há bons shows  e apresentações que realmente valem à pena;
- é verdade.  Mas também há muita coisa ruim, sendo apresentada pelas Redes de TV e Empresários, porque eles faturam muito com isto! Os artistas, mesmo os fraquinhos, levam uma grana que sai dos nossos bolsos - afinal, quem paga é a prefeitura - com o dinheiro dos nossos impostos! Também se gasta muito com a logística, a infra estrutura necessárias.(policiamento, desvios). Acredite - nada é de graça!
Por isso, quando houver uma chamada para um grande show na Beira Mar, ou num parque bem difícil de chegar, avalie bem - use seu bom senso!  Pode crer - se o público deixar de prestigiar aqueles espetáculos ruinzinhos, os empresários vão começar a trazer artistas de qualidade para cá!
Aqueles que já usam seu bom senso e optam por prestigiar apenas o que é realmente bom, são poucos, é verdade.  Mas há uma saída: - é tempo de exercer nossa cidadania e usar nossa capacidade para influenciar as pessoas com quem convivemos, colegas ou subordinados no trabalho, filhos, netos, etc.  Uma conversa de cidadão(ã) consciente com aquela pessoa desavisada, pode mudar essa situação - pode ajudar a subir nosso nível - fazer um upgrade! As escolhas de um assessor (pouco qualificado?) na prefeitura podem ter motivações escusas - não precisamos concordar com elas!  Creio que ainda levará algum tempo para que nossa Floripa possa apreciar de verdade (com multidão de fãs), um artista como Andrea Boccelli - estamos muito aquém!
Mas é possível melhorar o repertorio aos, poucos, gradativamente.
O que não dá, definitivamente, é usar nosso dinheirinho (impostos que pagamos), para assistir shows de mediocridades - já descartadas pelo grande público dos maiores centros!
Que tal compartilhar essa ideia com alguém? Afinal, nós, cidadãos, somos os donos da grana!

VIAJAR DE TREM PELO LITORAL CATARINENSE!

A gente adora o visual e a qualidade de vida que temos aqui em Floripa - por isso, moramos aqui! Mas, como nem tudo é perfeito, temos um grande problema quanto à mobilidade urbana e também na BR 101 - é que nossas avenidas, ruas e estradas já não comportam mais o número de carros que trazem tantos para cá - turistas, bem como os moradores (antigos e recentes). 
Gostamos dos turistas - mas nossa região está se tornando intransitável!  
Muita gente já não está gostando tanto assim de vir para cá (ou morar aqui!). 
Já existe um projeto (daqueles dos políticos) para a construção de uma ferrovia margeando o litoral - iria até o R.G.Sul.  A questão é que os projetos desse pessoal demoram muito para acontecer; 
- e nós precisamos de uma ferrovia litorânea agora, já!  Quem já viajou de trem sabe do que estou falando - é muito melhor que avião!  A gente tem liberdade para ir e vir, os horários são legais, o acesso é muito mais fácil, há muito mais conforto!  Uma ferrovia aqui, além de transportar pessoas, levaria os carros daqueles que querem trazê-los para a viagem de férias. Também faria o transporte de cargas, diminuindo o número de caminhões nas rodovias. Não seria fantástico?  
Quanto ao transito na cidade de Floripa, em si, ainda precisamos pensar em uma solução específica - a redução do IPI favoreceu os revendedores de carros, mas inviabilizou nosso direito de ir e vir - temos poucos acessos na cidade - o prefeito eleito precisa de gente com qualificação comprovada para auxiliá-lo - precisa de profissionais ao seu lado! De minha parte, posso sugerir uma via de contorno ao Morro da Cruz - avenida bem feita e bonita!
Desafogaria o trânsito na Beira Mar!  Que tal?

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HOJE É SEXTA FEIRA - GRAÇAS A DEUS !!!

Já  ouvimos essa expressão muitas vezes - quase todo final de semana, amigos, colegas e apresentadores da telinha, dão uma suspirada, enchem a boca e repetem a frase:
"Hoje é sexta-feira!" De tão repetida, acabou por ser tornar quase uma verdade absoluta:               parece que o sofrimento de todos os que trabalham nos outros 5 dias da semana é muito grande - absoluto desprazer e obrigatoriedade!
Mas esta idéia vai na contramão da lógica - o trabalho é base necessária à nossa vida - se todos os dias fossem 6ªs feiras, seria péssimo, por várias razões:
- muito chato - passar a vida inteira sem nada para fazer, além de alguma diversão, viagem, lazer, enfim, qualquer atividade (ou não) que se tornaria rotineira, tão logo nos acostumássemos com os primeiros dias do encantamento, da novidade;
- muito caro - onde está a grana necessária para pagar por uma vida boa e confortável para cada pessoa, sua família, seus amigos; para pagar pelos prejuízos, pelos danos causados a alguém ou algum bem público?
- muitos acidentes de carro - imaginando que a grana fosse garantida: - haveria rodovias, estradas, aeroportos e outras estruturas necessárias para tantos automóveis, de turistas  loucos por uma linda viagem turística, algum passeio diferente!
Acontece aqui uma situação que se repete conosco, porque repetimos e assimilamos quase tudo o que os repórteres da TV falam - parece que eles são deuses - não erram!  Se um deles fala, sua palavra se torna verdade absoluta - a maioria de nós não se pergunta, pelo menos :"será isso mesmo?"  Sei de um importante âncora da TV que aconselhou, numa conferência, que a gente não acredite em tudo o que ouve ou vê na mídia. Desconfiar é bom - refletir e formar a própria opinião é indispensável para que nosso País alcance um padrão de vida elevado! 
Talvez o caminho seja ensinar nossos jovens a pensar - de verdade!  Não se trata de ser contra tudo - basta questionar: "é isso mesmo?- concordo com isso? - é bom para mim e para minha família?"  Depois é só escolher e fica tudo bem! 
Só um detalhe bem precioso - quem inventou o trabalho foi, ninguém menos, que o próprio DEUS !

A MÃE DE UM VICIADO

Conversando com uma desconhecida senhora de classe média, dia destes, ouví um lamento de mãe - triste, chorosa, desesperançada de tudo - ela tem um filho (30 anos) viciado.  Sempre ouvimos relatos da TV, dos jornais, dos talk-shows, mas sempre é problema dos outros - pessoas que não conhecemos.  Desta vez,  percebi no olhar daquela mãe, o que significa, de fato, sofrer tanto com tal situação: - ter um filho totalmente sem controle, que já ameaçou matá-la, furta objetos de casa (sua e dos outros parentes), em suma, um filho que já não é filho, no sentido amplo da palavra! 
É certo que ele foi filho um dia, tempos atrás - agora é uma outra pessoa - não a reconhece como mãe - não lhe dá essa honra!  Ele próprio nem tem vida de verdade!  Minha mais nova amiga está numa saia justa, porque se afastá-lo de vez, ele irá atormentar a avó, que sofre de câncer - totalmente incapaz de tomar alguma atitude contra o próprio neto viciado!  
Fiquei a pensar nas pessoas que defendem o direito de escolha - dizem que cada um pode escolher como quer viver! - muito bonito, quando a situação não nos afeta tão de perto! É politicamente correto fazer tais discursos - em sua maioria, são ditos por pessoas que não trabalham duro - têm vida bancada por algum parente rico!  Mas a verdade é que a tal liberação das drogas não funciona - já está provado no caso de países do primeiro mundo -  estão procurando meios de reverter a liberação, de algum modo. Droga é uma droga!  A felicidade que provoca é muito passageira - como um vento - traz danos irreparáveis ao cérebro e causa sofrimento demais para todos.
Ouvi dizer que traficante de verdade, não permite que seus filhos usem droga - por quê será?
Em nossos dias, querendo parecer gente moderna, fica-se desavisado demais, por causa de tantos discursos em favor da tal liberação.  É necessário tomar atenção - ficar ligado (no sentido certo), e rejeitar essa moda - vacinar nossos filhos e netos contra essa praga.  A tarefa é difícil, mas cabe aos pais, avós, todos os familiares - um compromisso novo para esta virada de ano!
Um tal filósofo comunista disse há muito tempo, que a religião é o ópio do povo - para sua época, ele estava quase certo, tendo em vista a hipocrisia dominante nas catedrais!
Mas agora, penso que ele iria preferir  a religião verdadeira, o retorno ao único e verdadeiro Deus!
Quase posso vê-lo condenando essa nova droga que surgiu como alternativa à religião.
Do modo como nossa juventude está mergulhando na onda, nossa sociedade não tem futuro -
- é imperioso agir agora!  Você, que está me dando a honra de ler este texto, pode fazer sua parte - compartilhe com mais alguém!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BANDIDO É BANDIDO - QUALQUER QUE SEJA A IDADE

A linguagem politicamente correta usada na mídia parece um tantinho falsa - veja só: um cara agride com arma de fogo, sequestra, mata, furta, e tudo o + que você quiser acrescentar.
Se ele não tiver atingido os 18 anos, ele(a) é adolescente infrator!  Essa lógica é incompreensível para mim - bandido é bandido! - seja qual for a idade -  muito mais se já puder gerar um filho
(muitas vezes + de um!).  Sei que as emissoras morrem de medo de um processo por danos morais, que qualquer advogado desses caras é capaz de mover contra elas e levar uma grana alta.
Também eu teria cuidado com as palavras, se estivesse no lugar delas.
O que se precisa fazer é corrigir o texto legal - se o adolescente já é capaz de todas as outras atividades de um adulto, ele também precisa ser responsabilizado(a) por todas as suas ações!
Se algum deputado (ou parente) estiver lendo estas "mal traçadas linhas", por favor, faça um projeto de lei, coloque na mídia e a gente se encarrega de fazer a campanha!
Oô,  Datena, me ajuda aí!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ONDE ESTÃO AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS ?

O"grande problema" da maioria das donas de casa está se tornando insolúvel - não se encontra mais uma pessoa para ajudar nas tarefas do lar.  "Empregada doméstica" é artigo de luxo - pouca gente tem!  Refletindo sobre o assunto, pensei em algumas hipóteses para esse sumiço de nossas queridas e indispensáveis auxiliadoras. Talvez alguém concorde comigo - vamos lá:
- o salário fixado (mínimo) por lei é alto (incluídos todos os benefícios); fica muito mais alto, por causa da demanda - tem gente que pode pagar muito mais que o mínimo!
- trabalho caseiro é chato mesmo - se a gente não aguenta cuidar das nossas próprias coisas,quanto mais essas moças que são chamadas a cuidar do trabalho chato na casa de outra mulher!
- em muito casos,  as patroas são muito exigentes, pegam no pé, estabelecem restrições absurdas (até de comida!) - querem que a "empregada" faça com perfeição as tarefas que a gente, no dia a dia, faz + ou - do jeito que dá.   Fazer "tudo", em "todos" os dias, com perfeição - é dose p/ robô! Por falar nos robôs,  já temos alguns em uso - máquina de lavar roupa e louça, de limpar o tapete, de fazer café,etc.etc.
O que pega mesmo, é que quando se trata de relacionamentos, muitas vezes nos esquecemos do ser humano que está ali, do nosso lado, fazendo um trabalho para nós, por dinheiro.  
Neste ponto, é muito fácil subir um degrau (o da superioridade) e assustar nossa ajudante - essa, sim, é colaboradora - ajuda demais - e precisa ser tratada com o mesmo respeito que exigimos. Agindo assim, talvez ainda se encontre alguém que queira ser secretária do lar!
Só lembrando, algumas dessas não são lá essa brastemp - nem quanto à confiabilidade!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JÁ PENSOU QUE VOCÊ PODE SER "UM (a) MALA"?

A gente se depara com tantos malas por aí, que acaba se acostumando - tolera! 
A questão, aqui, é que estamos sempre nos referindo aos outros - alguém que nos chateia - alguém de quem queremos distância. Mas não nos enxergamos como malas.
Fico me perguntando se eu própria não sou do tipo mala sem alça - daqueles que ninguém quer por perto, todos se afastam, sem amigos de verdade - estas são características reais de um mala! Claro que eu mesma já fui mala!  Agora, o quê fazer para mudar isso?  
Penso ter encontrado algumas soluções - talvez as suas sejam diferentes das minhas - mas como a palavra está comigo, lá vai:
- resolver os problemas dos outros, se não for solicitado, não é meu trabalho - é ser mala! deixe a tarefa para o dono da enquenca! 
- ter a última palavra, em todas as questões, é falta de sabedoria! - um filósofo muito sábio e reconhecido já disse : "só sei que nada sei!"- se você pensa que sabe tudo sobre todos os assuntos,  acredite,você é um mala! - falar mais alto que os outros, não adianta nada!
- quando estamos em grupo, o que deve predominar é a vontade coletiva e não a de uma só pessoa, mesmo que ela tenha grande liderança  -se você quer ter todos os seus gostos pessoais respeitados pelos outros, você é um mala! Esse poder imenso pertence só a Deus!
- ser franco e sincero, não significa elevar o tom de voz, usar palavras duras, ser mal-educado:
- não resolve nada -: só afasta todo mundo! 
- se alguém vem cumprimentá-lo(a) e pergunta : "tudo bem?"  - não tente falar ali, naquele momento, de toda a sua vida de vítima!  não conte todos os seus problemas - a pessoa que te cumprimentou só queria ser gentil e ter um papo leve e rápido - poupe! 
- responda só :" tudo bem comigo! e com você também?!" - se precisar de alguém para conversar sobre os seus problemas, procure um profissional e pague por uma boa sessão de terapia!
- talvez sua lista de características de um mala, seja muito mais rica e melhor do que a minha! Fique à vontade para mandar sugestões (sem descambar para impropriedades!)
- num trabalho com várias mãos, poderemos até reduzir o número de  malas do mundo! Que tal? 

COMEÇAR DE NOVO

Agora é hora do recomeço - já vimos os fogos maravilhosos, brindamos com amigos (muita comida!), demos abraços - tudo muito legal!
Mas hoje mesmo os prefeitos e vereadores eleitos, em outubro passado, tomam posse de suas cadeiras poderosas!  Esperamos que eles trabalhem - a partir de hoje - como faz qualquer trabalhador quando é contratado. Sem essa de férias, dar um tempo - nada disso - queremos ver o serviço - e bem feito!  É só cumprir as promessas de campanha (algumas vão exigir alterações) e agir.   Inicialmente, não transformem seus gabinetes em cabide de empregos para parentes e correligionários - só se forem comprovadamente habilitados para cada função!
Lembrem-se : nós, cidadãos, estamos pagando seu salário!
Quanto à nós, cada um, vamos cooperar mais uns com outros?  Ajudar com o dinheiro que está sobrando em nossos bolsos (cofres) as pessoas que têm necessidades mais urgentes que as nossas!  Proponho abrir mão de nossos direitos em algumas ocasiões e pensar mais no direito dos indefesos; que os pais desliguem a internet (ou joguinhos!) e passem mais tempo com sua família - não só para lazer - é para ficar junto e educar os filhos - nossas crianças estão descambando para caminhos errados - não vai ser bom para ninguém! Caso falte sabedoria para essa tarefa, ouse pedí-la a Deus - a resposta dEle será surpreendente!
Mas agora, meus votos de um de Feliz e Muito Proveitoso 2013! Que Deus abençoe a todos!

NOSSOS PRESOS SÃO NOSSOS - MANDEM DE VOLTA !!

Ouvi dia desses uma notícia sobre a deportação de presos (traficantes) brasileiros, de cadeias de Portugal para o Brasil.  Dizem que temos um Acordo Internacional que facilita esse procedimento.
O Brasil solicitou sua deportação e Portugal, prontamente, mandou todos para cá!
Que Acordo "legal" - em todos os sentidos!  Que benefício recebe um País ao manter em suas prisões um criminoso de outra nação, tendo sido solicitada sua deportação?
Sabemos, pelos números divulgados, que custa muito caro manter um preso na cadeia - saúde (em qualquer especialidade), educação, alimentação balanceada, lazer, esportes, segurança, salário família, etc.- sem contar a grana que se gasta para recapturar um fujão!
Esse acordo diplomático que o Brasil e vários países mantém entre si, é benéfico em vários aspectos:
- não permite a criminosos fugir para fora de seu próprio País e, assim, escapar do julgamento;
- também é útil porque cada País fica responsável pelos seus cidadãos, sendo eles honestos ou não.
Dá para alguém explicar, então, por que o Brasil bate o pé e não libera criminosos de outros países - mesmo após reiteradas solicitações diplomáticas?  O último caso "notável" foi o de um dito criminoso chamado Battisti - a explicação dada extra-oficialmente é que se trata de um troco à Italia, por causa do banqueiro Caciolla (só foi preso e trazido para uma cadeia brasileira porque não resistiu à uma viagenzinha para Mônaco - foi preso lá!). Como a Itália não quis deportá-lo para ser julgado por seus crimes aqui no Brasil, foi dado o mesmo tratamento no caso Batistti - não parece briguinha de meninos? Até foi explicado que ele era um perseguido político, mas seu País queria mesmo é colocá-lo atrás das grades por ter cometido crimes comuns.
O criminoso mais importante desses todos, era inglês e viveu uma vida bem longa e  muito boa aqui em nosso País, após ter feito o maior assalto a um trem pagador por lá (à época). 
Só voltou para sua terra - Reino Unido - porque estava muito velhinho, com saudades dos pubs.
É que nós somos muito humanitários, sentimos peninha desses perseguidos políticos!
Nossas prisões estão lotadas de criminosos de todas as espécies - até aqueles que não deviam estar presos, estão lá - por morosidade da justiça ou por falta de justiça!
Todos os políticos, nas eleições, prometem resolver o problema da segurança pública do Brasil - reformar!  Não vão conseguir nunca, porque não se trata de uma simples reforma;
- é preciso passar a régua e fazer tudo de novo - há excesso de leis, regulamentações, cargos, chefias, processos burocráticos,etc. - tudo favorecendo o crescimento assustador da bandidagem (seja de bandidos pé-de-chinelo, como daqueles tais de colarinho branco)!  E, de novo, penso que poderíamos contratar uma empresa de consultoria independente e isenta (pode ser japonesa!) para elaborar um novo código civil e penal para o Brasil. Não parece possível que nossos legisladores consigam fazer esse trabalho, com a urgência necessária!  Sei que minha proposta parece devaneio - pode ser.
Mas a verdade é que nossos deputados e senadores precisam melhorar muito a qualidade de seu trabalho - foram eleitos para fazer leis e fiscalizar o poder executivo - que caprichem!
Nessa hora, dá vontade de usar o "bordão" do Datena: - "me ajuda aí,oh!"